Henrique Rocha foi surpreendido pelo croata Duje Ajdukovic na ronda inaugural do ATP Challenger 75 de Suzhou, na China, no qual o tenista português era terceira na lista de candidatos ao título.
Na batalha com duração de 2.18 horas, o tenista português, 161.º do ranking mundial, cedeu 7-6 (7-1), 6-7 (6/8) e 4-6, depois de ter match point no tie-break do segundo set. Frente ao alternate croata, 372.º da hierarquia, Rocha enfrentou oito ases, registou três e seis duplas-faltas, tendo ganho 51 pontos com o primeiro serviço. Viu o saque ameaçado por oito ocasiões e salvou três breakpoints, convertendo quatro dos 11 que criou.
O também português Frederico Ferreira Silva (245.º) é, assim, o único tenista nacional em prova neste torneio e tem encontro marcado com o qualifier Maxim Zhukov (488.º).
Henrique e Frederico estão inscritos no quadro de pares, tendo reencontro marcado com o norte-americano Nathaniel Lammons e o neerlandês Jean-Julien Rojer, terceiros favoritos que, na passada semana, em Shenzhen, ganharam ao duo luso nas meias-finais.
Foto: FPT