Jaime Faria viu adiada a 11.ª presença em quartos de final de nível challenger, ao ser afastado nos oitavos do Lisboa Belém Open, ATP Challenger 100 combinado com um ITF W100 que a Federação Portuguesa de Ténis está a promover no Club Internacional de Foot-Ball, no Restelo.
Sem chegar a essa fase em terra batida nesta divisão competitiva desde Curitiba, Brasil, em 2024, o número dois nacional, 118.º do ranking mundial, contrariou o desaire no segundo set, mas no terceiro acabou eliminado pelo italiano Stefano Travaglia, 239.º, de 33 anos, com os parciais de 1-6, 7-5 e 4-6, ao fim de 2.05 horas.



Oitavo português da história a figurar no top-100, o lisboeta, de 22 anos, deu a volta ao segundo set depois de estar em desvantagem, por 3-5, com break providencial – um dos três convertidos em todo o encontro – no 12.º jogo. No entanto, o transalpino foi 100% eficaz nas oportunidades de quebrar o serviço a Faria (cinco em cinco) que, por seu turno, não se apresentou sólido na sua arma principal, o serviço.
“Senti que tive as minhas oportunidades, mas nunca me senti no controlo da partida, o meu adversário esteve melhor do princípio ao fim tinha as rédeas do jogo e fez a festa toda. Ele é que falhava, fazia winners e decidia quando ganhava ou perdia pontos”, resumiu Jaime Faria que assume estar a treinar e a “jogar bem”, apesar da temporada com “demónios”, como descreveu.
“Sinto-me outra vez feliz por jogar, aqui é sempre especial. Hoje o meu adversário melhor, tenho capacidade para ganhar este tipo de encontros, mas falta-me um chip mais ganhador, outro mindset. No início do ano, ia para o campo e as coisas aconteciam automaticamente. Agora é voltar a ganhar o ímpeto para fazer um bom final de temporada”, declarou, esperançado o jovem lisboeta.
Henrique Rocha é, assim, o único português a poder sonhar ainda no quadro de singulares masculino, já que na véspera garantiu lugar nos mesmos quartos de final de Pablo Llamas Ruiz. Além de Travaglia, que vai medir forças com o suíço Alexander Ritschard, campeão em título vindo do qualifying nesta edição, Daniel Merida e Vilius Gaubas são os demais jogadores a poder chegar às semifinais.