Já os resquícios de sol pairavam no céu, quando Jaime Faria (118.º) celebrou timidamente a vitória na ronda inaugural do Lisboa Belém Open, ATP Challenger promovido pela Federação Portuguesa de Ténis, no Club Internacional de Foot-Ball, no qual decorre em simultâneo o ITF W100.
Do outro lado da rede, o número dois nacional encontrou Christoph Negritu, alemão que figura na 320.ª posição da hierarquia, e precisou de 2.05 horas para se juntar a Henrique Rocha, Tiago Pereira e Frederico Ferreira Silva nos oitavos de final, após renhidos parciais de 6-4, 4-6 e 6-2.




Depois de ter desperdiçado breakpoints no segundo set, o lisboeta, 22 anos, que disparou 11 ases e totalizou 61 pontos com o serviço, também foi melhor na resposta, quebrando por três vezes o saque do germânico que, por seu turno, só capitalizou uma das cinco oportunidades que teve de fazer o break, mas foi a suficiente para levar a decisão para o terceiro set.
Faria, que é o oitavo português a ter figurado no top-100 (87.º), acedeu pela primeira vez aos oitavos no CIF, depois de em 2024 ter perdido na ronda inaugural e nas duas edições anteriores ter sido travado na ronda decisiva do qualifying. O italiano Stefano Travaglia, 239.º da ATP e ex-60.º mundial, é o adversário que se segue rumo aos quartos de final.