O termo lucky loser, perdedor com sorte numa tradução literal, aplica-se em casos como o de João Domingues que, apesar de derrotado na ronda decisiva do qualifying, o tenista de Oliveira de Azeméis vai disputar o quadro principal do Oeiras Open 5, o primeiro desde setembro no Braga Open e antes de ter de arrumar as raquetas temporariamente até debelar a lesão nas costas.
Esta segunda-feira, o 549.º do ranking ATP entrou melhor na partida com o suíço Leandro Riedi (373.º), mas depois viu o helvético superiorizar-se, afastando-o com 7-5, 5-7 e 0-6.
Domingues, de 31 anos, seria premiado ao final da jornada com as desistências do compatriota Jaime Faria, campeão em título, Elmer Moller, vencedor do Braga Open o ano passado e do Oeiras Open 4, que se juntaram aos retirados Thiago Wild, Vilius Gaubas, Gustavo Heide.

Cumprido o sorteio dos lucky losers, o antigo 150.º mundial vai jogar com o finlandês Eero Vasa (596.º), também ele com uma segunda oportunidade no torneio promovido pela Federação Portuguesa de Ténis, no Jamor.
Inviabilizado o duelo com o amigo Jaime Faria, inicialmente ditado pelo sorteio, Henrique Rocha vai defrontar um qualifier, desta feita o francês Kenny De Schepper, antigo 62.º mundial.
Já Gastão Elias, que aguardava por um jogador oriundo da qualificação, vai medir forças com o helvético Leandro Riedi, que afastara Domingues na ronda decisiva do qualifying.
Fotos: Beatriz Ruivo/FPT