Hugo Maia, Tomás Luís, Gonçalo Quintela, Tiago Torres, Tiago Cação e Francisco Rocha são os portugueses que, a partir deste domingo, vão tentar passar o qualifying para se juntarem no quadro principal aos também portugueses Jaime Faria, sexto cabeça de série (118.º mundial), os wild cards Tiago Pereira (283.º) e Pedro Araújo (474.º), Henrique Rocha (171.º) – estes dois últimos medem forças na ronda inaugural, segundo ditou o sorteio realizado este sábado – e Frederico Ferreira Silva (241.º). Em suma, é este o cenário dos tenistas nacionais para esta edição do Lisboa Belém Open, ATP Challenger 100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no centenário CIF, no Restelo, sendo um dos raros eventos combinados, pois acolhe em simultâneo um torneio feminino do escalão ITF W100.
Convidado para a fase de qualificação, Hugo Maia (1415.º) vai medir forças com Pablo Llamas Ruiz, 222.º mundial e principal favorito desta fase. O algarvio Tomás Luís (883.º), que entrou como alternate, também terá um cabeça de série pela frente, o espanhol Alejandro Moro Cañas (266.º, 2.º). Não havendo duas sem três, Gonçalo Quintela vai estrear-se diante do espanhol Pol Martin Tiffon (269.º), terceiro pré-designado.

Tiago Torres (881.º), que fez um brilharete na CT Porto Cup no final de agosto, furando o qualifying e só sendo travado nos oitavos num duelo de canhotos com Frederico Ferreira Silva, encontrará do outro lado da rede o alemão Christoph Negritu (308.º), sétimo favorito do qualifying , no qual todos os portugueses têm jogadores mais cotados por adversários.
Basta recordar que Tiago Cação, de regresso em agosto à competição após quase três anos sabáticos, joga com Marco Cecchinato, quarto favorito e campeão em 2022. Detentor do troféu, o suíço Alexander Ritschard começa a defesa do título no qualifying. Para se juntar ao irmão Henrique no quadro, Francisco Rocha tem de começar por passar Javier Barranco Cosano, espanhol que é 10.º favorito.
Os motivos de interesse no Lisboa Belém Open não se ficam por aqui, pois já no quadro principal o encontro entre Henrique Rocha e Pedro Araújo é um dos pratos fortes. O portuense (171.º ATP) e o lisboeta (474.º) vão estar frente a frente pela segunda vez, dois anos depois de terem medido forças no ITF M25 de Setúbal, então com vitória de Rocha por 6-4 e 6-4.
Jaime Faria faz mesmo parte dos cabeças de série e a estreia será contra um jogador oriundo do qualifying. Frederico Silva (241.º) abrirá a campanha contra o britânico Jay Clarke (194.º), enquanto o algarvio Tiago Pereira terá o dinamarquês Elmer Moller (quinto favorito fruto do 115.º posto na hierarquia mundial e campeão em título dos Challengers de Braga e de Oeiras) como primeiro adversário.