Nuno Borges conhece o segredo do sucesso sobre o antigo número dois mundial, Casper Ruud. Foi diante do norueguês que, em Roland Garros, se tornou no primeiro português a vencer um top-10 num Grand Slam. Todavia, no Masters 1000 de Toronto, o nórdico não perdoou e eliminou o maiato na terceira ronda.
O número um português, 42.º do ranking mundial, cedeu 5-7 e 4-6 frente a Ruud, sobre quem esteve em vantagem de dois breaks no set inaugural (4-1).
Cabeça de série pela primeira vez em torneios Masters 1000, Borges continua em prova no Canadá, mas no quadro de pares, no qual tem por parceiro Tomas Machac. Na ronda inaugural, o duo luso-checo tem pela frente o par oitavo cabeça de série, formado pelo monegasco Hugo Nys (20.º mundial de pares) e o francês Edouard Roger-Vasselin, antigo número seis mundial da variante, atual 19.º.
Toronto foi o primeiro dos torneios de preparação para a participação de Nuno Borges no US Open, o derradeiro Grand Slam da temporada. Quando se despedir do Canadá, o português disputará o Masters 1000 de Cincinnati e o ATP 250 de Winston-Salem.