Skip to content
Agosto 30, 2025

Portugal é palco de férias e final para Den Ouden (vídeo)

Portugal foi durante muito tempo palco das férias de Guy Den Ouden com os pais, agora aos 23 anos é em território luso que o neerlandês, 161.º do ranking mundial, procura o segundo título ATP Challenger da carreira, após ter garantido lugar na sétima final internacional de 2025 – as anteriores foram em M25 – e o primeiro troféu de campeão da época. Isto depois de ter feito valer a condição de segundo cabeça de série na meia-final frente a Frederico Silva, o português em quem residiam as esperanças de um campeão caseiro na CT Porto Cup.

Guy DEN OUDEN NED Guy DEN OUDEN NED 0936
Frederico Silva e Guy Den Ouden (Fotos: Eduardo Oliveira/FPT)

Detentor de 20 troféus ITF, o número quatro luso (255.º do ranking ATP) ainda busca o primeiro título deste escalão e lutava pela quinta final deste nível, mas o inspirado neerlandês não deu hipótese e, ao fim de 1.34 horas, e duplo 3-6, Frederico Silva (255.º), que correu por cada ponto encurtado por Den Ouden, não conseguiu prolongar a decisão para uma das habituais maratonas.

Na última vez que o caldense, de 30 anos, e neerlandês, de 23, o português saiu eliminado na ronda inaugural do Challenger de Dobrich e Den Ouden campeão. Por isso, não é de estranhar que o tenista natural de Utrecht tenha feito figas, sorridente, quando disse que o português pode ser o seu amuleto da sorte para a final, deste domingo, diante do belga Gilles Arnaud Bailly. A sétima do ano que, até agora, não tem equivalência em títulos.

“Estou muito feliz por ter passado à final. Joguei um grande encontro frente a um forte oponente, acho que ele fez um grande torneio. Estou feliz por ter ganho. Acho que, há um ano também joguei bem e agora também, o suficiente para ganhar”, declarou Den Ouden, a fazer figas, literalmente, para a final com Bailly, jogador belga que “fala a mesma língua” e com quem tem conversado na CT Porto Cup.

“Tenho de jogar o melhor e ver o que acontece. Ele vai estar super empolgado por jogar a primeira final, espero jogar o meu ténis e ganhar”, rematou o neerlandês, sem esconder que vai manter a tradição de comer o mesmo prato, no mesmo restaurante tailandês na Invicta. Afinal em receita vencedora não se mexe.

Vídeo: Rui Correia/FPT

Partilhar

Notícias

Frederico Silva: “Acabou por ser uma semana positiva” (vídeo)

Frederico Silva reconheceu o mérito a Guy Den Ouden para o ter travado nas meias-finais

Primeira final challenger para prodígio belga na CT Porto Cup

Gilles Arnaud Bailly (341.ª) é o primeiro finalista da CT Porto Cup, ATP Challenger 75

Matilde Jorge na defesa do título no W50 de Leiria

Foi em Leiria, há um ano, que Matilde Jorge se estreou como campeã internacional de

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais