Foram precisas 2.49 horas para fechar o match point na ronda inaugural do ATP Challenger 75 de Cordenons, Itália, mas Tiago Pereira (205.º do ranking mundial) selou vitória diante do belga Kimmer Coppejans, 194.º da hierarquia ATP e o primeiro top-200 a quem o algarvio, de 21 anos, ganhou.
Diante do sétimo cabeça de série, na terra batida italiana, Pereira conseguiu capitalizar mais pontos com o primeiro serviço do que o adversário (68%), mas não evitou sofrer cinco pontos de break, tofavia foi o jovem português que aproveitou sete das 12 oportunidades de quebrar o serviço ao belga. Com 26 winners e 45 erros não forçados, face aos 61 de Coppejans, os parciais de 6-7 (7/9), 7-5 e 6-4 fixaram o triunfo luso.
Na segunda ronda, Tiago Pereira vai medir forças com Cedrik-Marcel Stebe, antigo 71.º mundial e atual 889.º, que se apresenta com ranking protegido, após lesão.
O número cinco nacional de singulares, está ainda e prova no quadro de pares. Ao lado do ucraniano Denys Molchanov forma dupla quarta favorita que vai lutar por um lugar nos quartos de final diante do duo Mansilla Diez/Pujol Navarro.
Foto: Internazionali del Friuli Venezia Giulia