Matilde Jorge, Francisca Jorge, Angelina Voloshchuk e Inês Murta são as tenistas que vão integrar a Seleção Nacional no Grupo E dos Play-off de acesso aos Qualifiers da Billie Jean King Cup by Gainbridge, que terá lugar no Domain Tennis Centre, em Hobart, na Austrália, de 14 a 16 de novembro de 2025.
Além da equipa anfitriã, quinta cabeça de série, da Seleção Nacional, orientada por Neuza Silva, o Brasil vai integrar o Grupo E nos pisos rápidos australianos, naquela que é a segunda vez que Portugal vai jogar os Play-offs, 34 anos depois de Sofia Prazeres, Tânia Couto e Joana Pedroso terem chegado à fase final em 1991, quando a mais importante competição feminina por equipas era designada Taça Federação.

Com os vencedores de cada dos sete grupos dos Play-off a avançarem para os Qualifiers de 2026 – as 14 seleções remanescentes vão competir no grupo 1 das respetivas zonas geográficas, no próximo ano -, Portugal vai querer continuar a fazer história. Sob o formato de round robin, com dois singulares e um par, a eliminatória começa para Portugal, a 14 de novembro, frente a anfitriã da Austrália, pelas 12.00 horas locais (menos dez horas em Portugal Continental). No dia seguinte, é a vez do quarteto luso medir forças com o Brasil, também às 12.00 h, estando a derradeira jornada reservado ao frente a frente entre Brasil e Austrália e à folga da Seleção Nacional.
Recorde-se que, no passado mês de abril, foi precisamente com Francisca Jorge, Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Inês Murta que Portugal rescreveu história em Vilnius, na Lituânia, classificando-se na segunda posição no grupo D, com vitórias sobre a Áustria (2-1) e Letónia (3-0). No Play-off de promoção, as comandadas de Neuza Silva ganharam à Eslovénia (2-0), garantindo assim regresso à ronda de acesso aos Qualifiers.


Aos 25 anos, Francisca Jorge, atual 255.ª mundial, vai competir na 32.ª eliminatória da Billie Jean King Cup by Gainbridge, sendo a terceira jogadora nacional com mais participações, atrás de Ana Catarina Nogueira (35) e Michelle Larcher de Brito (32). Quatro anos mais nova, a irmã Matilde Jorge, agora 250.ª do ranking WTA, estreou-se pela Seleção Nacional em 2021 e competiu em 19 eliminatórias. Número três nacional, Angelina Voloshchuk (499.ª) é a menos experiente do quarteto no qual se estreou em 2024, aos 16 anos, defrontando, desde então, sete equipas. Inês Murta, a mais velha do conjunto português, com 28 anos, leva 18 participações desde que vestiu a camisa das Quinas, pela primeira vez, em 2014.


Nos restantes Play-off, México recebe Canadá e Dinamarca no grupo A, Polónia será visitada, no grupo B, pela Roménia e Nova Zelândia, enquanto Eslováquia e Suíça rumam à Argentina no grupo C. Croácia é anfitriã do grupo D e vai receber a Chéquia e a Colômbia. No F, Alemanha joga em casa com a Bélgica e Turquia. A Índia é o país organizador do grupo G, no qual figuram Países Baixos e Eslovénia.
Fotos: ITF