Angelina Voloshchuk (665.ª mundial) precisou de uma longa batalha de 2.37 horas, mas superou a dinamarquesa Olga Helmi (576.ª) para chegar aos oitavos de final do W35 de Vigo, Espanha.
A número três nacional, de 18 anos, assinou 42 pontos com o primeiro serviço, um deles em forma de ás, e 27 com o segundo saque, convertendo sete dos 10 pontos de break que criou, enquanto a nórdica de 25 anos quebrou quatro vezes o serviço de Angelina que, ao terceiro match point, fechou a partida e marcou encontro com a norte-americana Carol Young Lee, quinta favorita.
Igualmente a discutir um lugar nos quartos de final está Inês Murta, que teve de desbravar caminho no qualifying. A algarvia (906.ª mundial) levou a melhor sobre a espanhola Maria Oliver Sanchez (1248.ª) com duplo 6-2 e vai encontrar do outro lado da rede a australiana Elena Micic, sexta cabeça de série.
Pelo caminho, ficou Maria Garcia que, após cruzar a fase de qualificação, cedeu 1-6 e 0-6 à espanhola Marina Bassols Ribera, principal candidata ao título de singulares. Todavia, nos pares, ao lado da espanhola Charo Banuls, a portuguesa está nos quartos de final, tal como o par formado pelas compatriotas Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk.
Foto: FPT/Álvaro Isidoro