João António, Guilherme Valdoleiros (na foto), Francisco Faria, Gonçalo Quintela e Pedro Moacho avançaram para a terceira e última ronda do qualifying do Setúbal Open. A 10.ª edição deste ITF M25 começou esta segunda-feira no Clube de Ténis de Setúbal e decorre até domingo.
A jornada inaugural foi dupla, mas muitos dos portugueses que entraram em ação só disputaram um encontro. Foram esses os casos de Guilherme Valdoleiros e Gonçalo Quintela, que venceram os respetivos compromissos – o primeiro por 6-1 e 6-0 sobre Ricardo Soares na derradeira ronda, o segundo por 6-3 e 6-3 sobre Tiago Valentim antes de beneficiar da falta de comparência de Joshua Peck – para agendarem um braço de ferro na ronda de acesso.
Pedro Moacho nem precisou de entrar em ação para chegar à última fase, que vai discutir com o espanhol Alejandro Lopez Escribano, enquanto Francisco Faria superou Dino Molokova, por 6-2 e 6-4, num dos duelos lusos do dia e marcou encontro com Connor Thomson, quinto favorito.
João António também entrou com o pé direito ao derrotar Fernandez Couto Goi por 6-4 e 6-1 e na terça-feira discutirá a passagem ao quadro principal com Pablo Aunion.
Estes cinco jogadores portugueses tentarão juntar-se aos oito que já estão assegurados na grelha mais importante do 10.º Setúbal Open.
Pedro Araújo (472.º ATP) lidera a comitiva ao defender o estatuto de sétimo cabeça de série. Tal como ele, Francisco Rocha (766.º), Tiago Torres (878.º) e Tomás Luís (880.º) também obtiveram entrada direta, enquanto Diogo Marques (1050.º), Tiago Cação (1084.º), Daniel Batista (1483.º) e João Graça (1486.º) foram contemplados com wild cards.
Entre eles, dois irão a jogo esta terça-feira, não antes das 13 horas: Pedro Araújo contra o espanhol Mario Gonzalez Fernandez (721.º), Tiago Cação frente ao norte-americano Dali Blanch (438.º).