Uma maratona de 3.02 horas, com match point salvo e a reviravolta consumada a caminho das meias-finais. Foi assim o encontro de Francisca Jorge nos quartos de final do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, W75 a decorrer na Quinta do Lago, onde a vimaranense assinala o regresso à competição após um mês a debelar uma entorse no pé direito.
Diante da italiana Silvia Ambrosio, 214.ª do ranking mundial, a portuguesa 255.ª da hierarquia entrou a perder o set inaugural e esteve em desvantagem no seguinte (3-5). Ao nono jogo, a transalpina ficou a um ponto de selar vitória, mas a mais velha das irmãs Jorge inverteu o rumo dos acontecimentos e pôde celebrar com os parciais de 4-6, 7-6 (7/2) e 6-4.
Francisca Jorge cometeu as mesmas cinco duplas-faltas da adversária, mas capitalizou 120 pontos, mais três do que a transalpina. A jogadora que integra o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) converteu cinco dos 20 pontos de break que disputou e precisou de uma mão cheia de pontos de jogo para selar triunfo e marcar encontro nas meias-finais com Maria Timofeeva (164.ª), russa principal cabeça de série que lhe ganhou nos dois confrontos anteriores, o último deles no US Open, em 2024.
Esta temporada, Timofeeva, recorde-se, sagrou-se campeã do Figueira da Foz Ladies Open, W100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis.