Francisca Jorge fez da pressão de ter de ganhar para continuar a sonhar com o regresso aos apetecidos palcos do Grand Slam a sua força para seguir rumo aos quartos de final do Figueira Ladies Open, ITF W100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis, no qual a vimaranense está a uma cartada decisiva de regressar ao US Open.
Apesar do desfecho positivo, a número um portuguesa (239.ª mundial) sofreu para ganhar à brasileira Laura Pigossi, com os parciais de 4-6, 7-5 e 6-1, ao fim de 2.52 horas de batalha com a 206.ª da hierarquia que chegou a servir com o marcador a registar 6-4 e 5-4. Integrada no grupo de treino do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, a vimaranense, de 25 anos, assegura passagem para o qualifying da quinzena nova-iorquina se repetir as meias de 2023.





Francisca compensou a superioridade da adversária no primeiro serviço com a maior percentagem de eficácia no segundo. Converteu seis pontos de break e ao segundo match point fez a festa que, por certo, será maior se levar a melhor sobre a cazaque Zarina Diyas, 269.ª na hierarquia em que já foi 31.ª.
Kika volta ainda ao court, esta quinta-feira, desta feita, ao lado da irmã Matilde Jorge, para discutir o acesso às meias-finais de pares, variante na qual contabilizam 23 títulos internacionais conjuntos, seis deles esta temporada.
Fotos: FPT/Beatriz Ruivo