Francisca Jorge e Matilde Jorge continuam a ter motivos para celebrar no W75 da Quinta do Lago, pois garantiram os respetivos lugares nos quartos de final de singulares do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open.
Francisca, a mais velha das vimaranenses, de 25 anos, foi a primeira a ganhar o encontro dos oitavos de final neste torneio em que regressa à competição após um mês de paragem para debelar uma entorse no pé direito contraída no ITF de Évora.
Esta quinta-feira, a 255.ª classificada do ranking mundial levou de vencida a norte-americana Clervie Ngounoue (179.ª), quarta cabeça de série, com os parciais de 6-4 e 6-3. Para igualar as meias-finais da edição de 2022 do torneio algarvio (então pertencia à categoria W25), Francisca Jorge tem de vencer, para já, a italiana Silvia Ambrosio (214.ª).
Matilde Jorge seguiu-lhe depois as passadas, ao beneficiar da desistência da alemã Mona Barthel, sexta pré-designada e atual 208.ª da hierarquia na qual já foi 23.ª. No entanto, a número um nacional (250.ª) já estava em superioridade com 6-2 e 4-1 quando a germânica se retirou.
A mais nova das irmãs Jorge, 21 anos, que integra o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis aguarda pela vencedora do embate entre a qualifier norte-americana Alexis Blokhina e a belga Sofia Costoulas, terceira cabeça de série.
Francisca e Matilde ainda voltam, esta quinta-feira, ao court, desta feita para tentarem fazer valer o estatuto de principais candidatas ao título de pares, nos quartos de final, uma fase em que Portugal está representado em mais três duplas.