Francisca Jorge e Matilde Jorge deram o primeiro passado para aquele que poderá vir a ser 24.º troféu internacional conjunto das irmãs vimaranenses, neste caso no Figueira da Foz Ladies Open, ITF W100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no emblemático Tennis Club da Figueira da Foz.
Esta terça-feira, garantiram lugar nos quartos de final, confirmando a condição de primeiras cabeças de série diante da letã Diana Marcinkevica e a luxemburguesa Marie Weckerle, com os parciais de 6-1 e 6-3.
Angelina Voloshchuk e Ana Filipa Santos, tal como Teresa Franco Dias e a parceira Eva Garkusha tentarão juntar-se às vimaranenses nos quartos de final esta quarta-feira. Jornada na qual Angelina Voloshchuk fará a estreia nos singulares frente à espanhola Marina Bassols Ribera, numa semana em que registou uma subida de 180 lugares no ranking, depois de ter chegado aos quartos de final no WTA 125 do Porto Open. Ana Filipa Santos enfrentará a norte-americana Hina Inoue.




Arredadas do quadro principal ficaram Teresa Franco Dias (1358.ª) e Amália Suciu (1405.ª). A primeira cedeu 2-6 e 0-6 à russa Maria Timofeeva (264.ª), que apesar de já ter integrado o top 100 (foi 93.ª em abril de 2024) e de ter um título WTA no currículo, precisou de passar pelo qualifying.
Suciu não conseguiu contrariar Elena Pridankina (182.ª), perdendo com duplo 0-6. Na segunda ronda, a russa — quartofinalista no ITF W100 do CETO em abril — poderá ter como adversária Matilde Jorge. A mais nova das irmãs vimaranenses também persegue o apuramento para o US Open e estreia-se na competição frente à qualifier neerlandesa Eva Vedder no segundo embate das 11 horas no Court Central de quarta-feira.