Skip to content
Julho 21, 2025

Lançados os dados no Figueira Ladies Open (vídeo)

Sem hipótese de mais portuguesas oriundas no qualifying entrarem na prova maior do Figueira Ladies Open, as seis tenistas nacionais com entrada direta conheceram, esta segunda-feira, os respetivos destinos com a realização dos sorteios dos quadros principais deste ITF W100 promovido, até ao próximo domingo, pela Federação Portuguesa de Ténis no centenário Figueira da Foz Tennis Club.

Quando em causa estão preciosos pontos para o ingresso no qualifying do Open dos Estados Unidos, o derradeiro Grand Slam da temporada, Francisca Jorge e Matilde Jorge, 239.ª e 246.ª do ranking WTA, respetivamente, foram as únicas com entrada direta. À mais velha das irmãs, Francisca, o sorteio ditou encontro com a suíça Celine Naef (169.ª), principal candidata ao troféu. Matilde Jorge, que ajudou o supervisor Carlos Ramos escolhendo as fichas, o sorteio ditou um encontro com uma adversária oriunda do qualifying e, em caso de vitória inaugural, vai medir forças com a vencedora do embate entre a russa Elena Pridankina (182.ª), segunda cabeça de série, e a compatriota Amália Suciu (1405.ª), que é uma das quatro portuguesas que entraram no quadro principal por intermédio de convite (wild card) da organização.

E é nessa condição que Teresa Franco Dias (1358.ª) vai jogar o quadro principal, mas por enquanto aguarda por uma oito qualifiers ou as duas tenistas que vão entrar como lucky loser.

A gozar o melhor ranking da carreira, depois de subir 180 lugares com a presença inédita nos quartos de um WTA125, no Porto, Angelina Voloshchuk (656.ª) vai encontrar do outro lado da rede Marina Bassols Ribera, espanhola atual 232.ª mundial, mas que já foi 105.ª em fevereiro deste ano e conta com dois títulos WTA 125 no currículo. De Portugal tem ainda memória de ter sido finalista do ITF W60+H das Caldas da Rainha.

Ana Filipa Santos completa o lote de convidadas na semana em que regressou ao ranking (1443.ª). A sorte também não facilitou a vida à resiliente alentejana, que vai medir forças com a norte-americana Hina Inoue (217.ª), oitava pré-designada.

No quadro de pares, Portugal estará representado em quadro duplas, sendo as irmãs Jorge as principais candidatas ao título de campeãs, o sétimo da temporada e 24.º conjunto das vimaranenses. Matilde Canto Parreira e Amalia Suciu dão rosto a outra das duplas 100% nacionais, tal como Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk. Teresa Franco Dias é a sétima portuguesa na variante e tem como parceira Eva Garkusha.

Fotos: FPT/Beatriz Ruivo

Vídeo: FPT/Rui Correia

Partilhar

Notícias

CT Guimarães e CT Espinho passam ‘qualifying’ do Nacional de sub-18

Clube de Ténis de Guimarães e CT Espinho são as equipas que passaram o qualifying

‘Qualifiers’ definidos no Nacional de equipas de sub-14

Estão encontrados os clubes que vão juntar-se ao sexteto que já está nos quadros da

Pedro Araújo e Maria Garcia nos oitavos mistos das Universíadas

Pedro Araújo foi travado nos oitavos de final dos Jogos Mundiais Universitários, que decorrem na

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais