Francisca Jorge é a única portuguesa em prova no quadro de singulares da Figueira da Foz Ladies Open, ITF W100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis. Esta quarta-feira, Matilde Jorge, irmã mais nova da vimaranense, Angelina Voloshchuk, que chegou ao Tennis Club da Figueira da Foz a gozar do melhor ranking da carreira (656.ª) após subir 180 lugares, e Ana Filipa Santos, última das wild cards da organização a entrar em court, despediram-se do torneio na variante.
Matilde Jorge (246.ª) disputava este torneio na corrida aos pontos que lhe permitissem estrear-se em torneios do Grand Slam, mas jogar o US Open terá de ficar para outra oportunidade, depois da vimaranense ceder 5-7 e 2-6 à qualifier neerlandesa Eva Vedder (241.ª), que soube lidar melhor com o vento e com os nervos da portuguesa que foi autora de 14 duplas faltas e colocou 47% de primeiras bolas. Cedeu cinco breaks.
Todavia não foi o adeus total de Matilde ao torneio figueirense, pois continua em prova no quadro de pares, ao lado da irmã Francisca, onde tem assento nos quartos de final.
A estreia Angelina Voloshchuk no Figueira Ladies Open também não foi profícua. A número três nacional, de 18 anos, não se despediu, todavia, antes de dar luta à espanhola Marina Bassols Ribera (232.ª, ex-105.ª). Durante as 1.52 horas de partida, a jogadora do AHEAD CT cedeu o primeiro set (0-6), mas não se deu por vencida e ripostou no seguinte (6-1), esteve ainda em vantagem de 4-2 no terceiro, mas viria a ser eliminada (4-6) pela vice-campeã das Caldas da Rainha de 2022.




“Está um dia muito complicado com bastante vento, foi difícil adaptar-me ao jogo, por isso o primeiro set foi o que foi e estava a sentir muitas dificuldades em adaptar-me. No segundo, fiz um reset, consegui o que tinha a fazer e encontrar o meu ténis e assim o ganhei. Baixei a intensidade no terceiro e não correu bem para o meu lado”, resumiu Angelina, reconhecendo algumas expectativas elevadas depois do que conseguira fazer no WTA 125 do Porto Open na semana anterior.
De volta à hierarquia WTA (1443.º), Ana Filipa Santos cedeu face ao favoritismo da norte-americana Hina Inoue, 217.ª mundial, a quem a alentejana cedeu 1-6 e 0-6 ao fim de 53 minutos. Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk ainda voltam ao court lado a lado, nos pares, esta quarta-feira, dia em que Teresa Franco Dias e a parceira Eva Garkusha disseram adeus por duplo 0-6.