Skip to content
Julho 23, 2025

Matilde Jorge, Angelina Voloshchuk e Ana Filipa Santos despedem-se do Figueira Ladies Open

Francisca Jorge é a única portuguesa em prova no quadro de singulares da Figueira da Foz Ladies Open, ITF W100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis. Esta quarta-feira, Matilde Jorge, irmã mais nova da vimaranense, Angelina Voloshchuk, que chegou ao Tennis Club da Figueira da Foz a gozar do melhor ranking da carreira (656.ª) após subir 180 lugares, e Ana Filipa Santos, última das wild cards da organização a entrar em court, despediram-se do torneio na variante.

Matilde Jorge (246.ª) disputava este torneio na corrida aos pontos que lhe permitissem estrear-se em torneios do Grand Slam, mas jogar o US Open terá de ficar para outra oportunidade, depois da vimaranense ceder 5-7 e 2-6 à qualifier neerlandesa Eva Vedder (241.ª), que soube lidar melhor com o vento e com os nervos da portuguesa que foi autora de 14 duplas faltas e colocou 47% de primeiras bolas. Cedeu cinco breaks.

Todavia não foi o adeus total de Matilde ao torneio figueirense, pois continua em prova no quadro de pares, ao lado da irmã Francisca, onde tem assento nos quartos de final.

A estreia Angelina Voloshchuk no Figueira Ladies Open também não foi profícua. A número três nacional, de 18 anos, não se despediu, todavia, antes de dar luta à espanhola Marina Bassols Ribera (232.ª, ex-105.ª). Durante as 1.52 horas de partida, a jogadora do AHEAD CT cedeu o primeiro set (0-6), mas não se deu por vencida e ripostou no seguinte (6-1), esteve ainda em vantagem de 4-2 no terceiro, mas viria a ser eliminada (4-6) pela vice-campeã das Caldas da Rainha de 2022.

“Está um dia muito complicado com bastante vento, foi difícil adaptar-me ao jogo, por isso o primeiro set foi o que foi e estava a sentir muitas dificuldades em adaptar-me. No segundo, fiz um reset, consegui o que tinha a fazer e encontrar o meu ténis e assim o ganhei. Baixei a intensidade no terceiro e não correu bem para o meu lado”, resumiu Angelina, reconhecendo algumas expectativas elevadas depois do que conseguira fazer no WTA 125 do Porto Open na semana anterior.

De volta à hierarquia WTA (1443.º), Ana Filipa Santos cedeu face ao favoritismo da norte-americana Hina Inoue, 217.ª mundial, a quem a alentejana cedeu 1-6 e 0-6 ao fim de 53 minutos. Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk ainda voltam ao court lado a lado, nos pares, esta quarta-feira, dia em que Teresa Franco Dias e a parceira Eva Garkusha disseram adeus por duplo 0-6.

Partilhar

Notícias

Gastão Elias e Tiago Torres quartofinalistas no M25 do Porto

Gastão Elias e Tiago Torres são os representantes portugueses no quartos de final de singulares

Francisca Jorge nos quartos do Figueira Ladies Open

Francisca Jorge fez da pressão de ter de ganhar para continuar a sonhar com o

Seleção feminina de sub-12 em pleno da Summer Cup

A Seleção Nacional feminina de sub-12 entrou vitoriosa na Zona C na Summer Cup, fase

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais