A condição de segunda cabeça de série não prevaleceu para Matilde Jorge, 239.ª do ranking mundial, entrar vitoriosa no ITF W75 de Poitiers, em França, pelo que a irmã mais velha, Francisca Jorge, é a única portuguesa em prova nos singulares neste torneio internacional gaulês.
A número dois nacional, de 21 anos, cedeu 2-6 e 6-7 (4/7) frente à ucraniana Anastasiia Firman (975.ª da hierarquia WTA), não obstante ter comandado por 4-2 o o segundo set.
A vimaranense obteve mais segundos serviços (87,5%), mas transformou essa vantagem em pontos. Na resposta converteu quatro dos sete breakpoints criados, mas cedeu seis jogos de serviço, pelo que a adversária não perdeu hipótese de fechar set após set até ao triunfo.
Sem estarem inscritas no quadro de pares, variante na qual as irmãs conquistaram o 24.º título conjunto na Quinta do Lago há uma semana, Francisca Jorge (236.ª) é a única das portuguesas em prova. Terceira cabeça de série, a vimaranense entrará hoje em court para medir forças com a polaca Anna Hertel (495.ª)
Foto: Beatriz Ruivo/FPT