Skip to content
Março 14, 2025

Português assegurado nas meias-finais de Vale do Lobo

Depois de uma jornada dupla, com tréguas da chuva, Gastão Elias (na foto) e Francisco Rocha são o garante de que vai haver, pelo menos, um português nas meias-finais do ITF M25 de Vale do Lobo e a um deles poderá ainda juntar-se Tiago Pereira que, esta sexta-feira, passou aos quartos de final do torneio promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no Algarve.

Gastão Elias (324.º do ranking mundial) superou o brasileiro João Eduardo Schiessl (527.º) com os parciais de 6-4 e 6-2 na estreia do torneio que tem vindo a sofrer adiamentos devido ao clima. Depois, o antigo 57.º mundial regressou ao court para um laborioso sucesso sobre o norte-americano Cannon Kingsley (534.º), com os parciais de 4-6, 7-5 e 10-6.

38 1
Francisco Rocha

Por seu turno, Francisco Rocha (765.º), que já passara pelos intervalos da chuva, salvou um match point para ganhar ao compatriota Pedro Araújo (415.º) com 3-6, 6-2 e 13-11.

“Uma jornada dupla é sempre dura porque torna-se num dia pesado fisicamente. Não tive muito tempo entre os jogos, portanto não houve sequer muito tempo para descansar ou alimentar-me. O bom foi não termos jogado três sets, mas sim dois e depois um super tie-break, mas ao mesmo tempo isso acaba por me fazer sentir uma pressão extra porque basta perder um set e já fico tenso. Uns pontos mal jogados e de repente posso perder, portanto tive sempre essa preocupação”, reconheceu Elias, campeão há três semanas no segundo ITF de Vila Real de Santo António.

“Um super tie-break torna sempre tudo dramático e um final com 13-11 fez da situação ainda mais dramática, mas gosto de encontros assim. [match point] É sempre uma lotaria, mas também é preciso saber sofrer e eu senti que consegui sofrer muito bem e que tive a atitude”, salvaguardou Rocha, campeão nacional de pares.

39
Tiago Pereira

Tiago Pereira (505.º) superou partida e meia. A primeira, que faltava concluir da véspera, frente ao também algarvio João Barreto, qualifier que debutava em quadros principais de torneios ITF (6-2 e 6-2). Nos oitavos de final superou o quinto cabeça de série Gabi Adrian Boitan (379.º), vice-campeão na Quinta do Lago na passada segunda-feira (6-3 e 6-1).

Pedro Araújo/Finn Bass, João Graça/Diogo Marques, Tiago Pereira/Kirill Kivattsev e Francisco Rocha/Rafael Luque são os tenistas nacionais nos quartos de final de pares.

(Foto: Carlos Vidigal Jr./FPT)

Partilhar

Notícias

Murta nos quartos e nas meias no W15 de Monastir

Quatro dias após ter erguido o primeiro troféu internacional de pares em dois anos, Inês

Nuno Borges afastado no Masters 1000 de Roma

No dia em que saiu fumo branco no Vaticano, Nuno Borges viu a porta de

Seleções de sub-18 em estágio a 31 de maio

O fim de semana de 31 de maio e 1 de junho vai levar à

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais