Skip to content
Fevereiro 27, 2025

Quartos com meias certas no Algarve

Frederico Silva, Tiago Pereira (na foto) e Tomás Luís são os portugueses com lugar garantido nos quartos de final do Faro Open, ITF M25 que tem garantia de, pelo menos, uma presença lusa nas meias-finais, dado que Luís e Silva vão estar frente a frente.

Campeão nacional absoluto e da primeira de seis semanas de internacionais e solo algarvio, em Vila Real de Santo António, Frederico Silva (262.º do ranking ATP) voltou a ser protagonista de maratona, mas desta vez com intervalo causado pela chuva a obrigar a pausa no duelo frente ao uzbeque Sergey Fomin (576.º), quando o caldense quarto favorito já liderava o terceiro set por 5-2. Ao fim de seis match points, o tenista treinado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis selou vitória com 4-6, 6-2 e 6-4.

“Foi um encontro que teve um bocadinho de tudo, mas acima de tudo estou muito contente por ter superado mais uma partida difícil. Entrei muito mal, mas fui subindo o nível e antes da paragem por causa da chuva já estava a jogar a um bom nível e a sentir que o encontro estava claramente para o meu lado”, analisou Frederico Silva.

À sua espera estava o compatriota Tomás Luís (1343.º), de 22 anos, que levara a melhor sobre o austríaco Sandro Kopp (331.º e sexto designado) com 6-4 e 6-1. Desta forma, o algarvio chegou pela segunda vez aos quartos de final de um ITF, primeira todavia num M25 e em Faro, num clube que representa intramuros.

“Foi um encontro em que estive muito competente do início ao fim e joguei a um nível muito alto. Reparei que ele não estava tão confortável quando eu controlava o ponto de direita e, sobretudo, quando eu estava contra o vento. Não me lembro de falhar uma bola nessas circunstâncias e percebi que ele estava a ficar impaciente, por isso fui ajustando o plano de jogo”, reconheceu o jogador de Tavira, animado com a perspetiva de encontrar Kiko “para que um português possa seguir em frente”.

Tiago Pereira (503.º) suplantou o croata Mili Poljicak (297.º), também com 20 anos e ex-campeão júnior de Wimbledon, pelos parciais de 3-6, 7-6 (7/5) e 6-4. Segue-se o wild card Tomas Curras Abasolo (915.º), responsável pelo afastamento do polaco Maks Kasnikowski (224.º), principal favorito.

Campeão em 2024 nos pares farenses, o algarvio chegou, porém, pela primeira vez a tal fase no torneio caseiro em singulares. Nas duplas, Pereira já se despediu, estando o setubalense Diogo Marques sozinho nos quartos da variante ao lado do espanhol Rafael Izquierdo Luque. O duo luso-hispânico derrotou o brasileiro João Eduardo Schiessl e o colombiano Adres Urrea (1-6, 6-2 e 10-5).

Partilhar

Notícias

Jaime Faria e Henrique Rocha com encontro marcado no Oeiras Open 5

Amigos e parceiros do grupo de treino do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa

Mão cheia de portugueses confirmado no Oeiras Open 5

Há um ano, Jaime Faria brilhava no mítico court central do Complexo do Jamor, conquistando

Inês Murta vice-campeã de pares no W15 de Monastir

Inês Murta esteve muito perto de conquistar o segundo título de pares no ITF W15

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais