Skip to content
Julho 23, 2025

Quinteto luso nos oitavos do M25 Porto

Gastão Elias (na foto) e outros quatro compatriotas apuraram-se, esta quarta-feira, para a segunda ronda do Eupago Porto Open, ITF M25 a decorrer no Complexo Desportivo do Monte Aventino. Único ex-campeão no elenco desta edição, Elias (318.º ATP) venceu um dos quatro embates lusos desta jornada ao passar por Tiago Silva (1521.º), com os parciais de 6-3 e 6-4.

O encontro na Invicta foi uma repetição do que já tinham jogado no ITF M25 da Figueira da Foz, há 20 dias, e que também sorriu ao tenista da Lourinhã, ex-57.º mundial e campeão no Porto em 2020.

Quarto cabeça de série, Elias vai desafiar o espanhol Ignasi Forcano (1230.º) na segunda ronda e é o único resistente português na metade superior do quadro, onde o qualifier João Graça (1451.º) não resistiu a Alejandro Moro Canas (263.º) e perdeu por 3-6 e 2-6.

Os restantes — Diogo Marques (930.º), Tiago Torres (1254.º), Vasco Prata (1300.º) e Hugo Maia (sem ranking) — estão todos na parte inferior e dois deles até vão medir forças na quinta-feira.

Torres foi o primeiro a avançar, beneficiando da desistência do francês Dan Added (327.º) quando já liderava por 2-6, 6-0 e 2-0 e o francês desistiu, indisposto. Pouco depois, juntou-se a ele o amigo e ex-colega de treinos Prata, responsável pela eliminação do lucky loser Daniel Batista (1445.º), repescado à última hora para substituir o norte-americano Maxwell McKennon (530.º), ao vencer o vice-campeão nacional absoluto por 6-2 e 6-4.

2 38
Francisco Rocha

O vencedor desse encontro até poderá encontrar, nos quartos de final, mais um compatriota, caso Maia continue a prolongar a campanha iniciada no qualifying. O bracarense levou a melhor no duelo de qualifiers com Tomás Pinho (1871.º), por 3-6, 6-3 e 6-4, para assegurar o regresso ao ranking ATP um ano depois e marcar encontro com o italiano Luca Potenza (517.º).

O quinteto de vencedores lusos ficou completo com Marques na sequência de uma batalha de três sets (6-2, 4-6 e 6-4) ganha ao lucky loser Diogo Morais. Para o setubalense segue-se, na segunda ronda, Lucas Poullain. O francês (387.º e ex-244.º) confirmou as credenciais de oitavo favorito ao impor os parciais de 4-6 e 2-6 a Francisco Rocha (681.º), vice-campeão há um ano.

Fotos: João Mendes/Eupago Porto Open

Partilhar

Notícias

Sub-18 mais perto dos títulos de clubes (vídeo)

Fotos: FPT/Álvaro Isidoro   Detentor do título, com menos um encontro do que o CT

Irmãs Jorge no caminho do 24.º troféu de pares

Nem o desgaste físico e emocional do encontro de singulares atenuou a vontade de Francisca

Gastão Elias e Tiago Torres quartofinalistas no M25 do Porto

Gastão Elias e Tiago Torres são os representantes portugueses no quartos de final de singulares

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais