Gastão Elias garantiu vaga nas meias-finais de um ITF M25 esta temporada, desta feito no Porto Open, torneio internacional promovido no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no qual é o único tenista nacional em competição nos singulares, após o afastamento de Tiago Torres.
Elias, de 34 anos, é atualmente 318.º mundial mas tem a experiência de ter figurado em 57.º e, em 71 minutos, impôs-se ao italiano Fabrizio Andaloro (367.º), com os parciais de 6-1 e 6-3.
O tenista da Lourinhã assinou três ases, somou 19 pontos com o primeiro serviço e, no segundo, atingiu a perfeição, averbando os 14 possíveis. Sem ter em vez alguma o saque sob ameaça, Elias quebrou quatro vezes o serviço ao transalpino.
Para continuar a ter hipótese de juntar novo troféu ao conquistado, em fevereiro, no M25 de Vila Real de Santo António, Gastão Elias tem de ganhar ao vencedor do embate entre Filippo Moroni e Laurent Lokoli.
Tiago Torres, 23 anos, não terá essa hipótese, pois cedeu 6-3 e duplo 4-6 ao italiano Luca Potenza (517.º) quando tentava chegar às primeiras meias-finais da carreira.
No quadro de pares há, pelo menos, um par garantido na final, sendo que Diogo Morais/Vasco Prata e Francisco Rocha/Tiago Silva discutem meias-finais. Na outra semifinal, Daniel Batista e Guilherme Valdoleiros vão tentar que a final seja 100% lusa.
Foto: Eupago Porto Open