Skip to content
Julho 4, 2025

Vasco Prata e Diogo Morais finalistas de pares no M25 da Figueira da Foz

Gastão Elias e Tiago Pereira apuraram-se, esta sexta-feira, para as meias-finais do novo Figueira da Foz International Mens Open, torneio ITF M25 organizado pelo Tennis Club da Figueira da Foz. A final entre os dois jogadores lusos ainda é uma boa possibilidade. Mas, já este sábado, Vasco Prata e Diogo Morais garantem a presença portuguesa na final de pares, a primeira internacional dos jogadores.

Tiago Pereira foi o primeiro a avançar para o penúltimo dia da competição e garantiu a presença na sexta semifinal de 2025. O número seis nacional (365.º ATP) é o português com mais triunfos este ano e somou o 37.º ao bater o japonês Hayato Matsuoka (670.º) com os parciais de 6-2 e 7-6 (9/7), depois de salvar cinco set points no segundo parcial.

Para atingir a sexta decisão da época, Tiago Pereira vai ter de superar o espanhol Alex Martinez (436.º), naquele que será o primeiro confronto entre ambos. Martinez despachou o francês Hugo Car (1770.º) por 6-3 e 6-3 ao cabo de 85 minutos.

Logo a seguir, foi a vez de Gastão Elias (342.º ATP, número cinco nacional) e Pedro Araújo (473.º, sétimo melhor do país) discutirem outra vaga na semifinal e o mais velho (34 para 23 anos) e mais cotado prevaleceu com os parciais de 6-2, 5-7 e 6-1 em 2.08 horas para carimbar o acesso à quinta meia-final de 2025, primeira em dois meses após uma rotura muscular o ter afastado da ribalta 42 dias.

A separar Gastão Elias da 37.ª final da carreira e segunda da temporada está o norte-americano Darwin Blanch (470.º), naquele que será um duelo de gerações fruto das 17 primaveras do antigo número quatro mundial de sub-18. Vai ser também um confronto entre cabeças de série, segundo face ao quinto.

Horas depois de perder a segunda meia-final da época, Pedro Araújo alinhou ao lado do amigo Tomás Luís, num duelo face a Vasco Prata e Diogo Morais. Os menos conceituados acabaram por surpreender – muito mais confortáveis no jogo de rede – e festejaram por 6-3 e 7-6 (7/3) a passagem à primeira final da carreira.

Já se sabia há uns dias que uma equipa lusa ia estar na final deste sábado, já que os quartos de final da metade superior tinham quatro equipas 100% portuguesas. Aproveitaram os jovens de 20 e 21 anos, respetivamente, que competem em conjunto pela quarta vez e só tinham amealhado um êxito anteriormente.

Do outro lado da rede vão estar os espanhóis Rafael Izquierdo Luque e Ivan Marrero Curbelo. Os jogadores do país vizinho, segundo cabeças de série, ultrapassaram o também espanhol Alex Martinez e o brasileiro Bruno Oliveira 3-6, 6-3 e 10-3.

Fotos: Constança Correia

Partilhar

Notícias

Campeões nacionais de sub-12 conhecem-se este sábado

Alexandre Calheiros (AHEAD CT) e Alex Gameiro (CG Vale do Lobo Algarve) chegaram ao Campeonato

Frederico Silva cede nos quartos do ATP Challenger de Brasov

Frederico Ferreira Silva foi eliminado nos quartos de final do Ion Tiriac Challenger, na Roménia,

Francisco Rocha afastado no M15 de Store

Francisco Rocha foi afastado em singulares e pares no ITF M15 de Store, torneio internacional

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais