














Fotos: Beatriz Ruivo/FPT
No Complexo de Ténis do Jamor, o dia começou cedo, este sábado, para os cerca de cem pequenos tenistas reunidos na Jornada Nacional do Programa Nacional de Deteção de Talentos (PNDT), destinada aos sub-8 e sub-10. Vindos de Norte a Sul do País, contemplando ainda zonas centro e os arquipélagos da Madeira e Açores, os petizes e a sua inesgotável energia encheu de alegria a nave dos courts cobertos que serviu de ponto de encontro para a recolha das mochilas, t-shirts, garrafas de água e outros brindes para mais tarde recordar.
Depressa, uma maré de t-shirts deu colorido azul ao cenário. Com as mensagens “Vence calorias”, “Vence as calorias”, “Vence o despertador”, “Vence o scroll” e “Vence o que os outros pensam de ti” estampadas nas costas da indumentária, a pequenada e respetivos progenitores, que orgulhosamente registavam o momento com o telemóvel, depois de João Paulo Santos, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, que deixou palavra de alento aos jogadores e de gratidão aos pais por apoiarem a iniciativa incentivando a prole que, entretanto, ouviu o nome ser anunciado por Pedro Lobão, coordenador nacional do ténis juvenil, e seguir para junto dos coordenadores das zonas geográficas e, assim, dar início às atividades.
Com muitas gargalhadas pelo meio, os jogadores que se destacaram nas jornadas de apuramento ao longo do ano, libertaram a energia em encontros espalhados pelos courts de terra batida e os de hardcourts, bem como treinos físicos, supervisionados pelos coordenadores.
Com brincadeira à mistura com o Smash e as demais mascotes da FPT, a pequenada deixou o Jamor ao final do dia, com sonhos acalentados para querer jogar como gente grande e promessa de voltar, este domingo, para a derradeira jornada do PNDT, com gargalhadas e muito ténis.
Vídeo: Rui Correia/FPT