Henrique Rocha foi afastado, esta sexta-feira, nos quartos de final do Maia Open, ATP Challenger que precisava de chegar longe para assegurar, em simultâneo, a vaga na cimeira dos oito melhores sub-20 da temporada em Jidá, Arábia Saudita. Apesar de distante das Next Gen ATP Finals – depende de desistências alheias -, o portuense, de 20 anos, não evitou ser um dos portugueses que tombaram diante do qualifier eslovaco Andrej Martin.
Apesar de evitar setpoints no primeiro parcial, que levaram o público nas bancadas ao rubro, o tenista treinado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis esteve menos bem no serviço e acabou afastado pelo antigo top-100 (93.º) de Bratislava com os parciais de 5-7 e 3-6.
A regressar depois de uma longa suspensão por doping, Martin foi o responsável pelos desaires de Francisco Rocha e Pedro Araújo na ronda anteriores e vai discutir um lugar na final com o italiano Francesco Passaro, quarto designado que superou o alternate espanhol, Daniel Merida, com 6-1 e 6-4.