Foi um começo auspicioso, o da portuguesa Inês Murta, na primeira ronda do qualifying deste Leiria W50 Ladies Open. Num duelo em que mediu forças com a compatriota e amiga Ana Filipa Santos, a algarvia, que está acompanhada na cidade Lis pelo treinador espanhol Pancho Alvariño, não deu grandes hipóteses a Ana Filipa Santos, a qual venceu por 6-3 e 6-0. Agora, só a letã Elza Tomase a poderá impedir de aceder ao quadro principal. Igualmente na porta de entrada da chave principal está Angelina Voloshchuk. A jovem de Alverca do Ribatejo, isenta da primeira ronda, defronta a russa Miroslava Medvedeva, que surpreendeu a britânica Summer Yardley, por 7-6 (7/1) e 7-6 (9/7).
Pela primeira ronda ficaram Teresa Franco Dias, eliminada pela ucraniana radicada nas Caldas da Rainha, Mariia Nozdrachova, por 2-6 e 3-6, enquanto Catarina Moreira foi travada pela australiana Tenika Mcgiffin (4-6 e 1-6).
Sara Lança, que regressou aos courts depois de oito meses de ausência forçada, em virtude de intervenção cirúrgica ao joelho, teve boas sensações no encontro que fez com a espanhola Carmen Gallardo Guevara, esteve mesmo a liderar por 4-3 no primeiro set, mas acabou por ser afastada por 3-6 e 0-6.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT