São cinco os tenistas nacionais que continuam a somar vitórias no Bergantov Memorial, torneio de categoria 2 da Tennis Europe e que combina os escalões de sub-14 e sub-16 em Maribor, na Eslovénia.
Noa Freitas (na foto) está a uma vitória de entrar nos quartos de final no quadro de singulares do escalão sub-14. A jogadora do CT Estoril, terceira favorita, derrotou Sara Miklavzin, com 6-0 e 6-4. Mariana Marques não teve igual desiderato e foi afastada por Lisa Jazbec na ronda inaugural. Nos pares, com Karolina Voncina por parceira, perdeu nos quartos de final.
Nos singulares do escalão de sub-14, João Deus fez valer a condição de quinto cabeça de série na segunda ronda frente wild card esloveno Aljaz Moze. Isento da ronda inaugural, o jogador do Clube Ténis de Setúbal não perdeu tempo, ganhou com 6-3, 4-6 e 6-1, e marcou encontro com o francês Imanol Gosset, nono favorito.
No quadro de pares, Deus aliou a raqueta à do belga Noah Eputa Asembwa para aplicar duplo 6-0 ao par da casa formado por Nikolas Brkic Strman e Tian Fesel Kamenik e garantir lugar nos quartos de final.
Maria Carneiro e Madalena Fernandes são as resistentes nos singulares femininos do escalão sub-16 e garantiram lugar nos oitavos de final. Sétima cabeça de série, a tenista do CT Jamor despachou a eslovena Nika Kozuh (wild card) com duplo 6-1. Maria tem embate agendado, esta quinta-feira, com Karolina Semenic. Já Madalena, do RC Ténis Clube, bateu a qualifier Julija Ivanc com 6-3 e 6-2 e vai medir forças com a ucraniana Viktoriia Zaichenko, segunda cabeça de série.
Portugal já não tem representantes nos sub-16, após o desaire inaugural de António Rodrigues em singulares e pares.
Foto: FPT/Sara Falcão