As irmãs Matilde e Francisca Jorge tiveram destinos distintos no W50 de Bristrita, na Roménia. Enquanto a primeira se apurou para os quartos de final, após batalha de três sets, a mais velha das vimaranenses foi travada diante de uma tenista da casa nos oitavos de final.
Tal como na estreia, Matilde deu a volta a um arranque de partida menos bem conseguido para celebrar ao terceiro set, neste caso a vimaranense (248.ª mundial) superou a romena Ilinca Dalina Amariei (367.ª) com os parciais de 3-6 e duplo 6-3, ao fim de 2.11 horas. Esta é sexta vez que Matilde vai discutir o acesso às meias-finais em singulares esta temporada, mas a primeira em terra batida desde o Oeiras Ladies Open, em abril de 2024.
Sexta cabeça de série, a número dois nacional vai continuar a encontrar tenistas da casa do outro lado da rede, desta feita, será Eva Maria Ionescu (699.ª) que acedeu ao quadro principal através de wild card.
Já a irmã, Francisca Jorge (228.º), não conseguiu fazer valer a condição de principal candidata ao título e despediu-se nos oitavos de final frente à qualifier romena Bianca Barbulescu (657.ª). A octocampeã nacional dispôs de cinco setpoints, mas não capitalizou qualquer um deles e despediu-se com os parciais de 6-7 (3/7) e 2-6.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT