João Monteiro, com uma recuperação de 1-5 na terceira partida, venceu o encontro da primeira eliminatória do qualifying de singulares do Millennium Estoril Open, torneio do ATP World Tour, no CT Estoril até ao próximo domingo.
Frente a Stéphane Robert, sexto cabeça de série, João Monteiro superou o francês em três partidas, a segunda muito equilibrada e a terceira com grande emotividade, com os parcelares de 6-3, 6-7 (5) e 7-6 (4).
No terceiro set, João Monteiro esteve em desvantagem por 5-1 e, após vencer quatro jogos seguidos, dois no serviço do francês, igualou a 5-5.
No 11.º jogo, o tenista português, no saque, esteve em desvantagem por 0-40 e acabou por levar a decisão para as vantagens, nas quais salvou mais outro ponto de break, antes de adiantar-se para 6-5, na sexta oportunidade, e concluir o cinco jogo consecutivo com triunfo.
O encontro entre o português, 263.º mundial, e o francês, 169, prolongou-se por duas horas e 27 minutos.
Na segunda-feira, o campeão nacional absoluto de 2016 decide a passagem ao quadro principal com o espanhol Ricardo Ojeda Lara ou o cazaque Alexander Bublik, terceiro cabeça de série.