João Sousa, que eliminou o francês Lucas Pouille na terceira eliminatória do Open dos Estados Unidos, vai reencontrar o sérvio Novak Djokovic, no histórico encontro dos oitavos de final em singulares do major norte-americano.
O número um português e o sérvio, ex-número um mundial, defrontaram-se por quatro vezes no circuito profissional, a última das quais no ano passado, em Roland Garros, com Djokovic a triunfar com 6-1, 6-4 e 6-3.
A primeira vez que João Sousa, 68.º mundial no presente, jogou com Novak Djokovic, atual sexto no ranking ATP, foi precisamente no Open dos Estados Unidos, em 2013, com o sérvio a vencer, por 6-0, 6-2 e 6-2.
Em 2014, em Roland Garros, o sérvio levou a melhor sobre o português, por 6-1, 6-2 e 6-4, enquanto dois anos depois Djokovic impôs 6-4 e 6-1 a João Sousa, no Masters 1.000 Miami.
“[João Sousa] merece crédito por ter atingido pela primeira vez o lote dos últimos 16 tenistas numa prova do Grand Slam. Ele não tem nada a perder, é um lutador, não oferece assim tantos pontos fáceis. Faz o adversário correr. Não jogo com ele há algum tempo. Eu sei que sou claramente favorito, mas vou tentar manter a concentração e o nível”, disse Novak Djokovic, na conferência de imprensa após a vitória sobre o francês Richard Gasquet.