Pedro Araújo foi o primeiro de cinco portugueses com entrada direta no quadro principal do Oeiras Open, a abrir hostilidades na prova maior deste ATP Challenger 100 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis, no Complexo de Ténis do Jamor. O lisboeta arrastou Christopher Eubanks para um terceiro set, mas a experiência do ex-top 30, agora 110.º mundial, prevaleceu e o tenista luso, de 23 anos, despediu-se ao fim de 2.20 horas e dos parciais de 1-6, 7-5 e 3-6.
Araújo, 443.º do ranking que entrou no quadro mediante wild card, salvou dez de 17 breakpoints diante do norte-americano terceiro cabeça de série que, todavia, foi superior nos pontos ganhos no serviço (56 em 98) e também fez a diferença com 51% de eficácia na resposta.
O pupilo de Frederico Marques converteu quatro de 11 pontos para quebrar o serviço de Eubanks e operou reviravolta de 1-6 e 3-5, levando a decisão para um terceiro set, não obstante ter sido assistido à mão direita. No entanto, o gigante norte-americano (2.01 metros) acelerou para a vitória sem que Araújo pudesse contrariar a toada.
Foto: Beatriz Araújo/FPT