Maria João Koehler, campeã nacional absoluta em seis ocasiões, encerrou a carreira no ténis, modalidade a que esteve ligada durante 19 anos.
“Chega ao fim a minha carreira como tenista. Não é fácil finalizar ciclos, especialmente quando este me deu tudo o que sou hoje. Muito mais do que um simples desporto, o ténis foi a minha vida nos últimos 19 anos. Deu-me valores, disciplina e caráter. Deu-me a oportunidade de viajar pelo mundo, a fazer o que mais gostava. Deu-me pessoas que mudaram a minha vida”, escreveu Maria João Koehler, na página pessoal numa rede social.
Nos últimos anos, Maria João Koehler, que começou a jogar ténis com sete anos, sofreu várias lesões e teve de recorrer a operações cirúrgicas.
No circuito profissional, a portuense, a única tenista portuguesa campeã em singulares num torneio de 100.000 dólares, atingiu a posição máxima em 25 de fevereiro de 2013, com a 102.ª posição.
Koehler encerra a carreira pouco mais de dois meses de ter completado 26 anos e vai abraçar um projeto como treinadora na academia de ténis de Rafael Nadal, em Maiorca, onde se encontra Nuno Marques, ex-treinador da tenista e ex-selecionador nacional de Portugal na Taça Davis.