Skip to content
Fevereiro 24, 2022

/

Rápidas

Vale do Lobo International Open

Tiago Cação foi afastado na prova individual do Vale do Lobo International Open, de categoria M25, do circuito profissional da ITF.

Cação cedeu frente a Laurent Lokoli, quinto cabeça de série, no encontro da primeira ronda do quadro principal de singulares, que terminou com o francês a registar os parciais de 6-4 e 6-0.

na tarde desta quinta-feira, Gonçalo Oliveira, primeiro cabeça de série, joga com Henrique Rocha, no único encontro entre tenistas portugueses, na primeira eliminatória.

estratégia está definida e os resultados são visíveis. A aposta da Associação de Ténis dos Açores e dos clubes membros no desenvolvimento do ténis de praia no arquipélago permitiu aumentar o número de praticantes, que antes era escasso, e de tor-neios oficiais.

«Em cinco anos de existência na região, o ténis de praia tem vindo a crescer consideravelmente. É praticado diariamente nas nossas praias por atletas federados de diversas idades, desde os 14 aos 63 anos de idade», explica João Teixeira,  coordenador técnico da modalidade na Associação de Ténis dos Açores.

Como exemplo, João Teixeira indica que «na praia do Pópulo», perto de Ponta Delgada, «praticam diariamente esta modalidade cerca de 20 a 30 atletas».

A prática de ténis de praia «tem sido abraçada por quatro clubes regionais», filiados na associação de ténis do arquipélago dos Açores — Clube de Ténis de São Miguel, Clube Escolar Domingos Rebelo – CEDORE, Clube Kairós e Clube de Ténis da Ilha Terceira.

«Atualmente, temos quase 100 atletas federados na modalidade   de ténis de praia. O Clube Kairós destaca-se, com 61 atletas federados, seguindo-se: Clube de Ténis da Ilha Terceira, com 34; Clube Escolar Domingos Rebelo – CEDORE, com 13; e, por fim, Clube de Ténis de São Miguel, com 11 tenistas», resume João Teixeira, também praticante de ténis de praia.

Alfredo Melo Bento refere que, «perante este registo», a Associação de Ténis dos Açores, a que preside, «pretende abraçar este compromisso de expandir a prática do ténis de praia a nível regional e reconhecer a Região Autónoma dos Açores com destaque internacional na modalidade».

Para concretizar este desiderato, Alfredo Melo Bento salienta que «o primeiro passo consiste em fomentar a formação de treinadores específicos em ténis de praia, impulsionar a formação e o crescimento desportivo de atletas, criar mais campos de treino/jogos pelas praias locais e regionais e, consequentemente, expandir a sua prática».

Outra das intenções da Associação de Ténis dos Açores, sediada em Ponta Delgada, é «apoiar os seus atletas top ranking, em competições nacionais e internacionais».

 

Mais eventos. Em complemento com a adesão à modalidade de mais praticantes, os torneios — inscritos no circuito nacional de ténis de praia e no ITF Beach Tennis Tour — tiveram também acréscimo. 

«Por força da existência do número de atletas federados, pela propensão de fomentar o crescimento da modalidade, bem como o seu contexto competitivo, os clubes membros da Associação de Ténis dos Açores estipularam em conjunto a calendarização de torneios   oficiais, em cada mês, no decorrer do ano civil de 2022», sublinha Alfredo Melo Bento.

O início do calendário de provas dos circuito nacional de ténis de praia nos Açores foi em finais de fevereiro, com a realização de I Open CTIT, na ilha Terceira, e Torneio de Ténis de Praia – CEDORE#1, em São Miguel.

O circuito nacional de ténis desta temporada tem até novembro cerca de duas dezenas de torneios calendarizados para o arquipélago dos Açores.

«Realizar-se-ão, particularmente em São Miguel, dez torneios oficiais de categoria C, da responsabilidade de clubes membros e da Associação de Ténis dos Açores, e dois campeonatos regionais».

 

Provas BT. Com o aumento de provas do circuito nacional de ténis de praia nos Açores surgiram os eventos sob a égide da ITF.

João Teixeira acentua que, «efeito/causa da ordenação dos jogadores na lista de entrada nos quadros principais dos torneios oficiais, os atletas regionais estão sensibilizados para a importância da participação em torneios internacionais».

«Até à data, somente o Clube de Ténis da Ilha Terceira tem realizado eventos internacionais», notou, exemplificando com «o BT 50 Angra do Heroísmo e o BT 200 Praia da Vitória», com «a participação de atletas regionais, nacionais e internacionais».

Até final do presente ano, a Associação de Ténis dos Açores «espera organizar o seu primeiro torneio ITF em São Miguel», acrescenta Alfredo Melo Bento.

O presidente da Associação de Ténis dos Açores, que também revela a intenção de promoção de «torneios sociais e de alguns jogos em praias vizinhas», observa a inexistência do caráter sazonal do ténis de praia nos Açores, ao contrário do que se verifica no continente.

«Além do crescente e notável número de atletas federados, os Açores caraterizam-se como um destino de excelência para a prática anual do ténis de praia. O seu clima é, sem dúvida, o fator de maior influência para esta vivência, possibilitando, em outono e inverno, a oportunidade de prática desta modalidade, com um clima ameno e solarengo, sem qualquer interregno», considera Alfredo Melo Bento.

A Associação de Ténis dos Açores «e os seus clubes membros têm feito esforços para a divulgação e a expansão do ténis de praia».

«De momento, e por causa da inexistência de treinadores específicos de ténis de praia — somente os detentores do curso de treinador de ténis pode dar formação em ténis de praia —, ainda não é possível concretizar a aposta em formação de atletas. Mas, entretanto, certos clubes em específico têm realizado eventos promotores da modalidade, tais como a divulgação em escolas e a orientação básica e pedagógico-prática a aqueles que a nós chegam com o desejo de experimentar a modalidade», nota o presidente da Associação de Ténis dos Açores.

 

Partilhar

Notícias

Borges semifinalista no ATP Challenger de Phoenix

Uma dúzia de vitórias consecutivas no ATP Challenger 175 de Phoenix e Nuno Borges está

Quarto lugar da Seleção feminina de +35 no Mundial

A Seleção Nacional feminina de +35 despediu-se do Mundial de equipas, realizado em Antália, Turquia,

Inês Murta travada pela principal favorita

Inês Murta despediu-se nos quartos de final do ITF W15 de Sharm El Sheikh, no

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais