Portugal está representado por três estabelecimentos de ensino no Europeu Universitário de Ténis e Padel que teve início, esta terça-feira, em Coimbra. E foi precisamente a equipa masculina dos estudantes a única a saborear vitória na jornada inaugural da competição, diante dos lituanos da ISM Universidade de Gestão e Economia, por 2-1.
David Santos superou Vilius Cerniauskas, com 6-4 e 7-6. No segundo par, João Donato assinou a vitória om 6-2 e 6-4 sobre Rojus Mockus. No par, discutido em short sets, Paulo Yuldashev e Diogo Fernandes cederam duplo 2-4 a Rojus Mockus e Vilius Cerniauskas. Com este resultado, a Universidade de Coimbra ocupa o segundo lugar no grupo A da fase preliminar que apura os dois primeiros classificados para os quartos de final.
No grupo C, o sucesso não pendeu para o lado da Universidade de Lisboa, que perdeu com a Universidade Halic, da Turquia (0-3). Rafael Striani cedeu 1-6 e 0-6 a Fahir Berk Ilkel. Guilherme Alves não contrariou os 3-6 e 0-6 do desaire frente a Enes Donmezer. No par, Alves e Striani não conseguiram o ponto de honra, com 4-5 e 2-4, diante dos turcos que lideram o grupo.


Os estudantes da Universidade Nova de Lisboa não conseguiram passar no teste da Universidade Sorbonne Paris Nord (0-3), líder do grupo D. Diogo Silva cedeu 1-6 e 2-6 a William Jucha e Miguel Redmont retirou-se quando o marcador registava 3-6, 6-3 e 3-0 frente a Quentin Soumassiere. Na dupla, os dois gauleses saírem vencedores de Redmont e Lourenço Ribeiro com 4-1 e 4-2.
Na competição feminina, as universitárias entraram com o pé errado. No grupo A, Marta Fernandes, Matilde Agra e Ana Pinto sofreram desaire na estreia frente à Universidade Técnica de Munique, Alemanha, por 0-3.
O resultado foi o mesmo que assinaram Beatriz Neves, Isabel Gonçalves e Carolina Mesquita, nos dois singulares e no par, frente às adversárias da Universidade de Zurique, Suíça, no grupo B.
A lição foi a mesma para a Universidade de Lisboa n grupo C, diante do Politécnico de Turim. Ana Lemos e Beatriz Casaca, em singulares e pares, sofreram desaire cmo as transalpinas por 0-3.
Fotos: EUSA