A decorrer em Circolo del Castellazzo, Parma, em Itália, o Campeonato da Europa Individual de sub-16 teve em Lourenço Silva e Costa e em Gabriela Amorim (na foto) os elementos da Seleção Nacional com motivos para celebrar na estreia.
Campeã nacional de sub-16 e sub-18, Matilde Novais, de 16 anos, mediu forças com a húngara Luca Kalman. Na ronda inaugural, do Europeu a jogadora do Mais Ténis não foi feliz e cedeu duplo 0-6. Já a compatriota Gabriela Amorim seguiu com bye para a segunda ronda, onde tinha à espera a moldava Romina Hincu, a quem ganhou com duplo 6-4.
Vice-campeão nacional do escalão, Tomás Vilaça, que teve bye na ronda inaugural, perdeu na seguinte diante do estónio Ken Ink, com os parciais de 0-6 e 1-6. O compatriota Lourenço Silva e Costa encontrou do outro lado da rede o grego Alexandros Avgeris e fez a festa com 6-4 e 6-1.
Nos pares, Tomás e Lourenço também competiram na terra batida transalpina, diante da dupla da casa formada por Luca Cosimi e Mattia Logrippo, perdendo com os parciais de 3-6 e 4-6.
Na variante de duplas femininas, estão nos oitavos de final. Isentas do primeiro teste, Gabriela e Matilde beneficiaram da desistência do duo suíço Elsa Bonelli e Noelia Manta e aguardam para conhecer as adversárias com as quais vão discutir acesso aos quartos de final.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT