Skip to content
Setembro 11, 2025

Nuno Borges e Jaime Faria abrem eliminatória com Peru

O sorteio da eliminatória do Grupo Mundial I da Taça Davis, entre Portugal e Peru, ditou que seja Nuno Borges o primeiro a jogar o singular na terra batida do Club Lawn Tennis de la Exposicion, em Lima, esta sexta-feira. Jaime Faria, o número dois nacional, foi chamado pelo selecionador nacional, Rui Machado, para o segundo singular da jornada inaugural.

A representar a Seleção Nacional na Taça Davis pela nona vez, desde a estreia em 2021, Nuno Borges (52.º mundial) vai encontrar pela primeira vez na carreira Gonzalo Bueno, número dois dos anfitriões e 209.º da hierarquia ATP.

Jaime Faria, 115.º classificado na tabela ATP, vai protagonizar o duelo com Ignacio Buse (112.º), num reencontro entre o lisboeta, de 21 anos, com o número um dos anfitriões, que lhe ganhou em 2024, no ITF M25 de Vila Real de Santo António. No entanto, a primeira vez que ambos mediram forças, o português perdeu em três sets a partida disputada em hardcourt, enquanto este fim de semana o piso escolhido foi a terra batida.

rui machado e luis horna
Luís Horna (à esquerda) e Rui Machado (Fotos:federaciondetenis.pe)

De acordo com o escalonamento do capitão luso, Rui Machado, a jornada de sábado compreende o par protagonizado por Borges e Francisco Cabral, especialista da variante e atual 31.º do ranking mundial no qual figurou em 26.º. Estreante na Taça Davis em 2022, o portuense, de 28 anos, venceu três de quatro partidas jogadas. Passa por uma excelente fase na carreira, pois, além dos dois títulos ao nível Challenger, regressou às conquistas ATP e, ao lado do austríaco Lucas Miedler, somou o terceiro troféu do circuito principal no ATP 250 de Gstaad, na Suíça, tornando-se no único português com três títulos ATP, curiosamente num torneio que ganhara em 2022, tal como Estoril Open, ao lado do compatriota e amigo de infância, Nuno Borges. Terão pela frente Ignacio Buse e Juan Pablo Varillas, embora Luís Horna, o capitão peruano, tenha entre os convocados Alexander Merino, número um de pares do país e 117.º mundial da especialidade.

Para já, Henrique Rocha (170.º) e Frederico Silva (242.º) ficaram fora, no entanto, não inviabiliza que sejam chamados por Rui Machado para os singulares de sábado, tal como aconteceu, em fevereiro, no Mónaco.

Será a primeira vez que Portugal e Peru vão medir forças e, em causa, está um lugar inédito nos Qualifiers de 2026.

Partilhar

Notícias

João Graça nos quartos de pares no M25 de Bali

João Graça (1486.º do ranking) cedeu ao favoritismo do indiano SD Prajwal Dev (897.º) na

Tiago Pereira afastado nos oitavos de Szczecin

Tiago Pereira, 285.º mundial, deu réplica, mas acabou por perder a batalha de 2.35 horas

Angelina Voloshchuk e Francisca Jorge nos quartos de final do W50 de Évora

São duas as jogadoras portuguesas apuradas para os quartos-de-final do Cartuxa Évora Ladies Open: Angelina

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais