Terminou a participação portuguesa nas diversas fases de grupos das Summer Cups de sub-16 e sub-18, nas quais a Seleção Nacional feminina júnior garantiu lugar nas Finals, que se realizam na próxima semana, em Granville, França. E foi com muitos desejos de boa sorte para as Finals deste Campeonato da Europa por equipas que as comandadas de Miguel Sousa deixaram Estrasburgo na segunda posição para discutirem, entre 4 e 6 deste mês, o título com as congéneres da Hungria, Polónia, Sérvia, Suécia, Espanha e duas equipas a ser anunciadas.
Esta sexta-feira, Angelina Voloshchuk, Lena Couto e Analu Freitas não conseguiram ser mais fortes no duelo Ibérico, perdendo a final por 0-2. A número três nacional ainda encetou reviravolta diante da espanhola Charo Bañuls, mas os esforços de Angelina terminaram com 1-6, 7-5 e 3-6. Couto cedeu 2-6 e 0-6 a Neus Sensano e, com a final decidida, as equipas abdicaram de jogar o par.
A seleção espanhola de sub-18 foi igualmente carrasca dos masculinos portugueses comandados por Emanuel Couto. Gonçalo Castro cedeu 0-6 e 2-6 a Andres Roig e Salvador Monteiro duplo 3-6 a Tito Chavez. Tal como na equipa feminina, não se jogou o par, mas em causa estava o último lugar do pódio, pelo que Portugal foi quarto classificado em Vichy.
Igualmente em solo gaulês, mas em Sète, jogou o quarteto feminino orientado por Joana Pangaio, que terminou a participação na sexta posição. Frente à Bélgica, Portugal perdeu pela vantagem máxima (0-3), depois de Beatriz Castro ter cedido 4-6 e 1-6 a Lio Moerbeek e de Gabriela Amorim ter perdido com Elfya Ba com duplo 2-6. Amorim e Matilde Novais voltaram ao court para lutar pelo ponto de honra, todavia um duplo 4-6 frente a Ba e Moerbeek selou o desfecho.
Tomás Vilaça, Duarte Sanches e Lourenço Silva e Costa, quarteto comandado por Vítor Ferreira, foi o único a conhecer o sucesso, neste caso em Valência, Espanha, ganhando ao Luxemburgo pelo quinto lugar. Vilaça perdeu com Gabriele Paolucci (4-6 e 2-6), mas Sanches equilibrou a contenda, com 6-4 e 6-3 frente a Nicolas Solvi. No par, Sanches e Silva e Costa assinaram o ponto da vitória com 6-1 e 7-6 (7/4) sobre o duo Paolucci/Solvi.