Mateus Machado Ferreira (na foto) e José Diogo Oliveira, nos pares do escalão sub-12, e Inês Esteves e Francisca Marote, na mesma variante, mas dos sub-14, estão nas respetivas finais do Gran Canaria Yellow Bowl, torneio combinado com a chancela da Tennis Europe, a decorrer em Telde, Espanha.
No escalão mais jovem, a dupla formada por Mateus – nos singulares chegou às meias-finais – e José garantiram lugar na final com os parciais de 2-6, 7-5 e 10-6 sobre o duo constituído pelo britânico Seb Beetlestone e o polaco Jakub Sylwestrzak, com os parciais de 2-6, 7-5 e 10-6. Os juvenis lusos vão discutir o título com o par Maxime Perez/Daniel Pyndt.
Nestes torneios conjuntos, de categoria 1 e 2, João Deus e Inês Esteves também estão na corrida aos títulos de singulares dos sub-14. Principal cabeça de série, o vice-campeão nacional está nas meias-finais, após 6-2 e 6-4 sobre o neerlandês Fabian Van Den Brink. Vai discutir o acesso à final com o espanhol José Ponce, sétimo cabeça de série.
Inês Esteves, por seu turno, está na mesma ronda nos singulares, depois de levar a melhor sobre a principal favorita, Vera Iamina, com 6-4 e 6-3. A britânica April Sackflame (5.ª) é a adversária que se segue.
No quadro de pares, a jogadora do CT Porto está na final ao lado da compatriota Francisca Marote. As campeãs nacionais de pares de sub-14 vão medir forças com as britânicas April Sackflame e Kaya Stojsavljevic.
Foto: Beatriz Ruivo/FPT