Já se sabia que do quadro feminino de singulares da Smashevents Cup, torneio de categoria 3 do calendário de sub-16 da Tennis Europe, sairia uma campeã portuguesa. Kika Lima e Sofia Almeida são as últimas resistentes e uma delas vai erguer o troféu maior no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Quinta cabeça de série, Kika Lima já tinha protagonizado a surpresa da prova, nos quartos de final, ao tornar-se a única jogadora que, desde meados de agosto, conseguiu travar Matilde Novais, campeã nacional de sub-18 e sub-16. Nas meias-finais, da AHEAD CT levou de vencida Mariana Cunha, terceira favorita. Na outra meia-final, Sofia Almeida, quarta pré-designada, surpreendeu Maria Carneiro (2.º), com 6-2 e 7-6.
Adversárias nos singulares, Kika Lima e Sofia Almeida (na foto) são parceiras e campeãs nos pares. Como dupla segunda cabeça de série, levaram a melhor sobre Mariana Cunha e Matilde Novais, com os parciais de 6-2 e 6-1.
Nos singulares masculinos, Tiago Ritto e João Deus foram os últimos resistentes portugueses, mas perderam os respetivos embates das meias-finais diante do brasileiro João Mendes (1-6 e 0-6) e do ucraniano Tymofii Grytsenko (2.º), com 0-6 e 2-6.

Já no torneio de pares, Afonso Coutinho e o brasileiro João Mendes conquistaram o troféu de campeões, ao levarem a melhor sobre a dupla composta pelo português Duarte Santa Maria e Tymofii Grytsenko, na final, com os parciais de 6-2 e 7-5.
Fotos: Beatriz Ruivo/FPT