Skip to content
Maio 16, 2025

Maria Carneiro e Madalena Fernandes campeãs de pares, Noa Freitas ‘vice’

Maria Carneiro e Madalena Fernandes sagraram-se campeãs de pares no Grawe Open 2026, torneio com a chancela da Tennis Europe que congregou os escalões sub-14 e sub-16 em Maribor, na Eslovénia. A dupla lusa superou o par segundo designado, composto pela húngara Laura Fizel e a croata Aleksandra Kardum com duplo 6-2.

No quadro de singulares, Maria Carneiro chegou às meias-finais de sub-16. A portuguesa, sexta na lista de favoritas, só foi travada pela croata Marta Dzanic, quinta pré-designada, ao fim de três sets com 3-6, 7-5 e 2-6. Já Madalena foi afastada na ronda inaugural.

37
Noa Freitas (à esquerda) com o troféu de vice-campeã de pares

No escalão mais jovem (U14), Mariana Marques teve igual sorte e perdeu na 1.ª ronda, mas Noa Freitas cumpriu os desígnios de segunda cabeça de série até aos quartos de final, fase em que cedeu 4-6 e 2-6 à suíça Liv Bretscher, quinta pré-desingada. No entanto, seria nas duplas que a tenista portuguesa arrecadaria um dos troféus da prova. Ao lado da norueguesa Alexandra Kjaer foi travada na final, pela mesma helvética que a afastara nos singulares, aqui aliada à compatriota Kim Kriesi. Os parciais de 6-4, 6-7 e 9-11 permitiram a Noa deixar a Eslovénia como vice-campeã.

Nos sub-16 masculinos, António Rodrigues, que ficou pela ronda decisiva do qualifying de singulares, entrou direto no quadro principal de pares. Teve bye na ronda inaugural, ao lado de Boris Hristakiev, e não conheceu sabor do triunfo na ronda seguinte, ao ceder 0-4 e 4-6 ao par formado pelos noruegueses Henrik Aamann e Mattis Thorsnes.

No quadro masculino de sub-14, João Deus foi o representante nacional e quarto pré-designado. Isento da ronda inaugural pela condição de favorito, o tenista português ganhou na segunda ronda ao anfitrião Enej Kralj, com 6-2 e 7-5. Nos oitavos de final, diante do suíço Richard Mitchell (15.º cabeça de série), Deus ganhou o primeiro set (6-2), mas cedeu os seguintes com 2-6 e 3-6.

Nos pares, João Deus formou dupla quarta favorita com o belga Nathan Baum, todavia, após o bye na primeira ronda, o par luso-belga perdeu nos oitavos diante da dupla Erik Meolic e Rungu Tian com 6-4, 6-7 e 7-10.

Partilhar

Notícias

Mitchell Krueger, o primeiro finalista do Oeiras Open 5 (vídeo)

Apesar de não ter grande tarimba no pó de tijolo – aliás, a única final

Cabral e Miedler semifinalistas em Bordéus

Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert são lendas no ténis de pares, com liderança do ranking

Inês Murta perdeu nos quartos de final em Monastir

Inês Murta, 1132.ª mundial, foi afastada pela lituana Patricija Paukstyte, 718.ª do ranking WTA, nos

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais