Skip to content
Novembro 7, 2024

“Tento abstrair-me de que é a minha irmã que está do outro lado da rede”

Francisca Jorge e Matilde Jorge, as principais favoritas ao título de singulares femininos, voltaram a dar mais um passo para poder reeditar as finais de 2019, 2021, 2022 e 2023 do Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto.

Campeã das últimas sete edições, Francisca, 24 anos, impôs-se sem dificuldades a Amália Suciu (6-0 e 6-1) e vai defrontar Elizabet Hamaliy, responsável pelo afastamento de Teresa Franco Dias (6-2 e 6-3) para chegar, pela primeira vez, às meias-finais do Nacional.

A mais nova das irmãs vimaranenses ganhou a batalha de Matildes com a de sobrenome Novais, de 15 anos (6-2 e 6-0), menos cinco do que ela, a mais velha das quartofinalistas da segunda metade do quadro.

“Sem a Ana Filipa Santos, a Sara Lança ou a Inês Murta em prova, a Kika [Francisca Jorge], a Teca [Teresa Franco Dias] e a Elizabet [Hamaliy] são as mais velhas. Por isso, é normal vermos tantas tenistas tão novinhas e eu, aos 20, ser das mais velhas, mas ainda me faz alguma confusão ser vista como uma inspiração”, assume Matilde Jorge que vai discutir acesso à final com outra internacional mais nova: Angelina Voloshchuk, 17 anos, vencedora de Gabriela Amorim (6-2 e 6-0).

 

 

A viver uma temporada “bem melhor”, pois estreou-se a ganhar troféus internacionais e subiu perto de 200 lugares no ranking, a 339.ª mundial assume-se mais bem preparada para encontrar a irmã na final. Pelo menos, do ponto de vista psicológico. “À medida que os anos passam, torna-se mais fácil gerir. O ano passado, jogámos umas três ou quatro vezes, esta época não. Mas temos mais experiência e tento pensar que é apenas mais uma adversária. Tento abstrair-me de que é a minha irmã que está do outro lado da rede”, relata.

Partilhar

Notícias

Vasco Prata e Diogo Morais finalistas de pares no M25 da Figueira da Foz

Gastão Elias e Tiago Pereira apuraram-se, esta sexta-feira, para as meias-finais do novo Figueira da

Campeões nacionais de sub-12 conhecem-se este sábado

Alexandre Calheiros (AHEAD CT) e Alex Gameiro (CG Vale do Lobo Algarve) chegaram ao Campeonato

Frederico Silva cede nos quartos do ATP Challenger de Brasov

Frederico Ferreira Silva foi eliminado nos quartos de final do Ion Tiriac Challenger, na Roménia,

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais