

















Fotos: Carlos Vidigal Jr./FPT e Luís Branca/FPT
Terminou o Campeonato Nacional de veteranos que, esta semana, levou mais de 300 jogadores a competir nos courts algarvios do Vale do Lobo Resort, do The Campus e do CT Loulé. Em alguns escalões com surpresas, noutros com os crónicos vencedores a manterem a hegemonia.
Não foi esse o caso dos singulares masculinos de +35, conquistados por Filipe Sustelo que, através dos parciais de 4-6, 6-3 e 10-7, destronou José Ricardo Nunes que, na véspera, já tinha arrecadado o troféu nos pares ao lado de João Ferreira.
Já Rita Freitas não deixou os créditos de bicampeã mundial do mesmo escalão por raquetas alheias, neste caso nas de Inês Pereira. Os parciais de 6-1 e 6-2 deram o triunfo à jogadora do Carcavelos Ténis que fez a dobradinha ao lado de Dominika Gorecka nos pares. Catarina Ferreira e Patrícia Couto, parceira de Freitas em 2024, foram as adversárias a quem as campeãs venceram com 6-4 e 6-0.
Primeiro português a disputar uma final ATP, no Estoril Open de 2010, Frederico Gil sucedeu a Gonçalo Pereira na lista dos vencedores dos +40, com duplo 6-1 sobre o seu antecessor. Nos pares, Diogo Ramos e João Campos são os novos campeões da variante. No quadro feminino, Catarina Ferreira defendeu o troféu, levando a melhor sobre Patrícia Couto, parceira das duplas nos +35, com 6-2 e 6-3.
Mauri Brito Gomez é o sucessor de Nuno Topa na lista dos vencedores de +45. João Marques voltou a ser vice-campeão, agora com os parciais de 6-1 e 6-2 a determinaram o vencedor que, por seu turno, fez a dobradinha, conquistando o troféu de pares, ao lado de Nuno Topa, com 6-1 e 6-4 sobre João Silva e José Gaspar.
De finalista em 2024, Isaura Faria passou a campeã de +45 esta temporada. Na final, levou a melhor sobre Célia Sá, com 6-1 e 6-2. A tenista da Beloura Ténis Academy deixa o Algarve também com o troféu maior nos pares femininos, pois ao lado de Ohmar Fernandes superou o duo Maria Alice Marques/Vírginia Costa (6-2 e 6-1).
André Mota sucedeu a Frederico Fauvelet como campeão dos +50, após levar a melhor sobre Romeu Boieiro (6-1 e 6-3). Francisco Leitão/Marcos Santos dão nome à nova dupla campeã do escalão. Dominika Gorecka trocou os +45 pelos +50, mas continua campeã nacional, tomando o cetro a Ohmar Fernandes na final com renhidos 6-4, 5-7 e 10-6. Isabel Costa e Susana Marques arrecadaram o título de pares, ao superarem Cláudia Pelixo e Paula Falcão com 6-3 e 6-1.





















Fotos: Carlos Vidigal Jr./FPT e Luís Branca/FPT
Nos +55 masculinos, Vasco Graça sucede a Nuno Delfino, ao levar a melhor sobre Pedro Martins na final (6-2 e 6-1). Este ano, com Ricardo Martins como parceiro, Delfino bisou o título de pares, superando Pedro Martins e Vasco Graça (6-0 e 6-3). Ao contrário do ano anterior, Deolinda Duarte não deixou escapar a vitória na final, desta feita com Maria Alice Marques do outro lado da rede (7-5 e 6-0).
Crónico campeão, Paulo Travassos manteve a tradição nos +60, superando João Salgado com 6-0 e 6-1. Fez a dobradinha nos pares, ao lado de João Freitas. No duelo pelo título do escalão feminino, ganhou Isabel Pinto, com 6-1 e 6-2 sobre Isabel Costa.
Vítor Pereira chegou à final dos +65, mas foi destronado por Miguel Soares com renhidos 6-7 (4/7), 6-4 e 10-7. Vice-campeão nos singulares, Soares levou o troféu dourado nos pares, com Bento Franco por parceiro. Maria D. Ferreira não perdeu a oportunidade de bisar, beneficiando, ainda assim, do abandono de Isabel Cunha de Eça, quando o marcador registava 5-3. Isabel Rego e Carmo Santos fizeram a festa nos pares.
Nos +70, Sérgio Aragão junta-se a José Boia na lista dos vencedores – derrotou Rui Marques com 6-1 e 6-2 -, juntando este troféu de campeão ao de pares conquistado na véspera, precisamente ao lado do finalista de singulares. Margarida Araújo sucede a Angélica Damião, depois de ganhar a Conceição Novo, na final.
José Carlos Ralheta passou de vice-campeão nos +75 a campeão de 2025, levando a melhor sobre Manuel Rosendo. Ralheta e Margalho tinham arrecadado os pares um dia antes.
Rita Freitas/Frederico Gil (+35), Patrícia Couto/Gonçalo Pereira (+40), Ohmar Fernandes/Nuno Topa (+45), Isabel/Miguel Menezes (+50), Célia Sá/Pedro Guimarães (+55), Isabel Cunha De Eça/João Freitas (+60), Carmo Santos/José Alberto Pereira (+65) e Margarida Araújo/João Paulo Santos (+70) sagraram-se campeões nacionais de pares mistos.
Pode ter acesso a todos os resultados do Campeonato Nacional AQUI.




















Fotos: Carlos Vidigal Jr./FPT e Luís Branca/FPT