O pódio na Suzanne Lenglen Cup volta a estar cada vez mais perto de Rita Freitas, Magali de Lattre, Isabel Chorão e Inês Rodrigues Pereira (na foto), vice-campeãs mundiais em 2024, no Campeonato do Mundo que está a decorrer em Antália, na Turquia.
Uma premissa reforçada depois do triunfo do quarteto luso de +35 sobre a congénere suíça, nos quartos de final do play-off que determina a classificação do primeiro ao oitavo lugares. A antiga campeã nacional absoluta, Magali de Lattre, teve de puxar dos galões para superar Nicole Riner com 6-0 e 7-6 (8/6). Rita Freitas, capitã e campeã do mundo individual em título, selou a vitória com duplo 6-1 sobre Stephanie Herrmann. No par, Chorão e Pereira cederam 1-6 e 6-7 (4/7) a Ann Casanova e Pierina Engi. Nada que beliscasse o acesso às meias-finais, nas quais Portugal é aguardado pela Alemanha.

Miguel Ramos, José Ricardo Nunes, André Santos e Domingos Sousa Coutinho vão disputar com a Argentina o play-off da quinta à oitava posições na Itália Cup, destinada ao escalão +35 masculino. O desaire desta quarta-feira diante dos Países Baixos assim o impôs (0-3). Ramos cedeu duplo 2-6 a Anwar Salam e Nunes perdeu diante de Glen Smits pelos mesmos parciais. A dupla Santos/Sousa Coutinho cedeu, por seu turno, 0-6 e 1-6 a Dmits e Boy Vergeer.
Na Young Cup, a Seleção feminina de +40 vai discutir um lugar entre o quinto e o oitavo lugares, após ter perdido com os Estados Unidos nos quartos de final. Patricia Couto cedeu 0-6 e 1-6 a Kaysie Smashey e Inês Moura não evitou o 0-6 e 2-6 diante de Anda Periani. Inês Carvalho e Sónia Marques não conseguiram dar o ponto de honra no par, no qual sofreram duplo 0-6 a Yulia Bolotova e Mariko Fritz-Krockow. A congénere da Grã-Bretanha é a adversária que se interpõe entre o quarteto português e a final deste play-off.

Na mesma circunstância estão João Campos, Gonçalo Pereira, João Guerra e Gonçalo Teixeira na Tony Trabert Cup, destinada aos +40, após perderem com a Itália pela vantagem máxima (0-3). Campos cedeu 1-6 e 3-6 ao transalpino Andrea Taliani e Gonçalo Pereira não conseguiu contrariar Emiliano Privato (duplo 2-6). João Guerra e Gonçalo Teixeira sofreram 2-6 e 1-6. Portugal segue agora para o play-off do quinto ao oitavo classificado, tendo por próxima adversária a Índia.
A disputar um lugar entre o 9.º e o 14º lugares, na Dubler Cup, a Seleção masculina de +45 superou a do Reino Unido, por 2-1. Nuno Matias levou a melhor sobre Thomas Wride (6-1 e 7-5), António Moura deu o ponto do sucesso à nação, com 7-6 (7/5) e 6-4 sobre Anthony Perkins e, no par, Ricardo Cortes e Nuno Topa retiraram-se após ganhar o primeiro jogo. A Suécia é a adversária que se segue.
Miguel Almeida, Ricardo Ramos, Vasco Mensurado e Rodrigo Carvalho saborearam vitória em +30, no play-off do nono ao 12.º lugares. Diante da África do Sul, Miguel Almeida ganhou a Glenn Fitchet (6-0 e 6-3), Ricardo Ramos aplicou duplo 6-0 a Anro Bruyn. No par, Almeida e Vasco Mensurado despacharam a dupla Leon Repsold/Gordon Wilson e qualificaram-se para a final com a Irlanda, na qual pode almejar uma nona posição.

Com dia de descanso, esta quarta-feira, pois Portugal teve bye na ronda inaugural do play-off do 13.º ao 18.º classificados da Margaret Court Cup, em +45 femininos, Magda Leal, Isaura Faria, Luísa Rosas e Sandra Valente regressam, esta quinta-feira, ao court para defrontar a Suécia.