Skip to content
Agosto 9, 2025

Mundial individual entre veteranos estreantes e experientes

A festa do Campeonato do Mundo Individual começou, este sábado, nos courts de terra batida do Jamor com os primeiros encontros de singulares masculinos e de pares mistos dos escalões de +50 e +55 desta competição promovida pela Federação Portuguesa de Ténis e que sucede o Mundial por equipas realizado na passada semana.

O estreante João Garcia foi o primeiro a sair do court vitorioso. Na estreia em Mundiais, o tenista do Clube Nacional de Ginástica superou o norte-americano Mark Taylor no campo 1 com os parciais de 6-2 e 6-3. Também nos +55 anos, Paulo Travassos é, ao invés de Garcia, um dos experientes portugueses neste Mundial. Embora costume jogar no escalão +60, o tenista da Beloura Tennis Academy, que totaliza 12 títulos nacionais de veteranos e foi semifinalista no Mundial individual de 2023, saiu do central vitorioso com 6-3 e 6-2 sobre Gonzalo Perez. Voltou ainda ao court para somar o segundo triunfo da jornada, neste caso, ao lado de Luísa Gouveia nos pares mistos.

Sortes distintas, entre os +55, tiveram os demais portugueses que entraram em ação. Carlos Santos foi afastado pelo francês 32.º cabeça de série, Eric Barrat, a quem cedeu 2-6 e 0-6. Frente ao favoritismo do germânico Roman Groteloth (11.º pré-designado), a preparação específica de Carlos Neves para este campeonato, com treinos extra em Espinho e Luso, não chegou para evitar o 0-6 e 1-6. João Carlos Parreira também se despediu do quadro de singulares, ao ser afastado pelo italiano Alessandro Fornaro, 29.º cabeça de série, com os parciais de 0-6 e 2-6. João Macedo despediu-se com 0-6 e 1-6 frente ao espanhol Jose Robles Orejon.

Nos +50, Pedro Vitorino, do Carcavelos Ténis, foi o único dos portugueses a saborear a vitória através dos parciais de 6-3 e 6-2 diante do alemão Marcus Fillbrandt. O português Thierry Lucas protagonizou a batalha mais árdua, mas foi o germânico Alexander Weber quem celebrou com os parciais de 6-3, 6-7 e 6-1. O mesmo destino teve Francisco Leitão, que cedeu 1-6 e 4-6 ao brasileiro Felipe Vogel, e Gonçalo Andrade que foi eliminado pelo espanhol David Sanchez (3-6 e 2-6).

Pode consultar todos os quadros e resultados do Mundial individual AQUI.

 

Fotos: FPT/Álvaro Isidoro e FPT/Beatriz Ruivo

Partilhar

Notícias

Cinco duplas mistas em prova no Mundial Individual (vídeo)

Pela hora de almoço, a voz do supervisor de court ia dando os nomes dos

Mundial individual com 27 portugueses na corrida às medalhas (vídeo)

Há um ano, no court central do Jamor, Portugal celebrou a conquista de quatro medalhas

Parabéns aos campeões do Mundo! (vídeo)

Com o emblemático central do Jamor como pano de fundo, os campeões e restantes medalhados

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais