Skip to content
Maio 17, 2025

Orgulho e patriotismo na despedida do Mundial

Com três 10.ºs lugares, muito orgulho de representar Portugal e sentido patriótico, as cinco Seleções Nacionais despediram-se do Campeonato do Mundo por equipas, nos escalões +60, +65 e +70, realizado nesta última semana em Palm Beach Gardens, Florida, Estados Unidos.

A equipa capitaneada por Vítor Pereira despediu-se do Mundial com o 10.º lugar na Britannia Cup, destinada ao escalão +65 masculino. No play-off pela nona posição frente à Argentina, o capitão travou dura batalha com Ernesto Onchalo, mas terminou a ceder 7-5, 6-7 (10/12) e 0-6. José Pereira não conseguiu o empate em mais um renhido encontro, desta feita diante de Juan Carlos Rivarola e os parciais de 6-7 (5/7), 6-1 e 1-6 ditaram o resultado. Todavia, no par, Manuel de Sousa e Miguel Soares deram o ponto de honra a Portugal, mediante duplo 7-5 sobre Daniel Biech e Jose Dabbah.

WhatsApp Image 2025 05 10 at 23.36.27

Foi também na 10.ª posição que as comandadas de Maria do Carmo Santos se classificaram na Kitty Godfree Cup (W65), ao perderem o derradeiro embate com a Itália (0-3). Isabel Rego cedeu duplo 1-6 a Daniela Colombo e Maria Ferreira sofreu idênticos parciais diante de Antonella Mortaro. A capitã aliou-se a Margarida Araújo no par e, não obstante o resultado mais equilibrado, os parciais de 2-6 e 5-7 frente a Michelina Valente/Silvana Zanotti ditaram o desfecho.

A décima posição materializa também a participação da Seleção Nacional masculina de +70 na Jack Crawford Cup. A lutar pelo nono lugar com a Argentina, Silvino Duarte cedeu 0-6 e 1-6 a Alberto Sciu. Rui Marques equilibrou a contenda após 7-5 e 6-4 diante de Juan Wyrytowski. Jorge Cipolla e Fernando Parera fizeram o 2-1 para a equipa das Pampas, ao derrotarem o par luso José Boia/Joaquim Costa com 5-7 e 3-6.

PHOTO 2025 05 08 05 52 10

A Seleção Nacional feminina de +60 terminou a Alice Marble Cup na 11.ª posição, após vencer a congénere da Irlanda no derradeiro embate do escalão. E foi sob elogios e adjetivos de guerreiras que as portuguesas se despediram. Afinal, depois da capitã Maria Conceição Vinha ter suplantado Sophia Dobbs, com 6-3 e 6-2, Paula Zoio batalhou durante 3.30 horas para levar a melhor sobre Gemma O’Rourke, pelos renhidos parciais de 7-5, 3-6 e 6-3. Apesar da melhor classificação possível garantida, as portuguesas não desistiram e, no par, Ann Lydia Fernandes e Vera Pyrrait fizeram o pleno com duplo 6-4 sobre Jean Baker e Gillian Chandler.

Portugal terminou a Von Cramm Cup (+60 masculinos) na 16.ª posição. Perdeu o derradeiro duelo com a Índia (1-2). José Maria Santiago abandonou quando Chandra Bhushan liderava por 3-1 no set inaugural e, embora Paulo Travassos tenha equilibrado a contenda – venceu Nagaraj Revanasiddaiah, por 6-3 e 6-2 -, no par, João Freitas e Alexandre Saraiva não conseguiram contrariar o duo Bhushan/Revanasiddaiah (4-6 e 3-6).

Partilhar

Notícias

Cabral e Miedler na quarta final consecutiva

O número um português de pares, Francisco Cabral, e o austríaco Lucas Miedler, continuam entrosados

Gonçalo Castro nas meias-finais da Lousada Junior Cup I

Gonçalo Castro é único português resistente nos singulares na Lousada Junior Cup, torneio do J100

Cristian Garin na final… em silêncio

Numa meia-final que já se antevia longa, não estivessem frente a frente dois especialistas em

Patrocínios

Parceiros

Instituições Oficiais