Com o emblemático central do Jamor como pano de fundo, os campeões e restantes medalhados do Campeonato do Mundo de equipas veteranas, promovido pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor, CETO e CIF, receberam os troféus e, patrioticamente, entoaram os respetivos hinos nacionais com ouro, prata e bronze ao peito.
Mas não se tratasse de uma competição por equipas, aos campeões estava reservada a taça correspondente a cada escalão etário. Assim, foi seleção nacional feminina de Espanha a receber a Maria Esther Bueno Cup, após vencer a final renhida dos +50 à congénere da França, medalhada de prata. As formações dos Estados Unidos e Suíça, afastadas nas meias-finais, subiram ao derradeiro lugar do pódio na competição em que Portugal terminou na oitava posição.
A Maureen Connolly Cup, reservada a equipas femininas de +55, foi conquistada pela Alemanha, vencedora dos Países Baixos na final (2-0). Itália e Áustria completaram o pódio na competição em que Portugal se classificou em 11.º.












Fotos: FPT/Álvaro Isidoro e FPT/Beatriz Ruivo
Com as compatriotas a cantar a Marselhesa antes dos acordes se fazerem ouvir no Central do Jamor, a seleção masculina de França entoou o hino gaulês depois de receber a Fred Perry Cup, sinónimo da conquista no escalão de +50. Na final, os franceses superaram os Países Baixos (2-1), sendo que Argentina e Alemanha completaram o pódio desta prova. Portugal concluiu em nono a competição que homenageia o tenista que durante 77 anos, até ao surgimento de Andy Murray, fora o último britânico a conquistar Wimbledon.
Os Estados Unidos festejaram a última conquista do campeonato, ou seja, a Austria Cup, reservada ao escalão masculino de +55. Os norte-americanos ganharam à Alemanha, por 2-1. Chile e Países Baixos arrecadaram o bronze. Portugal, recorde-se, foi 13.º classificado.
Pode consultar todos os resultados do Campeonato do Mundo por equipas AQUI.