





Fotos: FPT/Álvaro Isidoro
Portugal entrou a ganhar no Campeonato do Mundo de veteranos, neste caso com a Seleção Nacional feminina de +50 a impor-se à congénere da Austrália (2-1) na jornada inaugural da Maria Esther Bueno Cup, confirmando assim a condição de cabeça de série do grupo G.
Classificada na 19.ª posição do ranking mundial do escalão, no qual foi oitava, em junho de 2024, Dominika Gorecka, a capitã, foi a primeira a entrar em campo no carismático court central do Complexo de Ténis do Jamor para defrontar a australiana Jenny Zeuschner, 31.ª do ranking mundial do escalão e detentora de quatro troféus internacionais de veteranas.
Prevaleceu o favoritismo da portuguesa, que conta no currículo com o título mundial de pares no Campeonato Individual, em 2023, através dos parciais de 6-4 e 6-0.
Depois foi a vez de Sofia Prazeres entrar em ação para selar o ponto da vitória. Antiga 159.º do ranking WTA e atual número dois mundial de +50, a portuguesa impôs-se com facilidade a Monika Biernat, graças aos parciais de 6-3 e 6-1.
O primeiro triunfo estava garantido, mas todos os pontos contam nesta fase de grupos, pelo que Dominika Gorecka e Susana Marques – a Seleção Nacional é ainda composta por Bárbara Corte-Real – uniram esforços para o par. Do outro lado da rede encontraram Samantha-Jo Ewart e Kirsten White que operaram reviravolta para ganhar o ponto de honra com 7-5, 1-6 e 6-10.
Portugal vai defrontar a Estónia como líder do grupo G e Dominika Gorecka, que celebrou o aniversário no dia de abertura do Campeonato, não escondeu quais os segredos do sucesso desta equipa.
Para saber todos os detalhes do Campeonato basta clicar AQ
Vídeos: FPT/Rui Correia e FPT/Luís Rodrigues