Pedro Vitorino (M50) e João Garcia e Paulo Travassos (M55) já tinham aberto as hostilidades dos respetivos quadros de singulares com vitórias na jornada inaugural do Campeonato do Mundo Individual de veteranos, promovido pela Federação Portuguesa de Ténis nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor. Este domingo, Henrique Assis, Lourenço Santos Lima, Luís Sousa Pinto e Gonçalo Almeida ampliaram o elenco de portugueses na segunda ronda para um quinteto no escalão mais jovem. E Vasco Graça aumentou para um trio os tenistas nacionais entre os experientes nesta variante.





Cabeça de série n.º 29, Henrique Assis superou o egípcio Wessan Abdalla, com 6-1 e 6-2. E ao capitão da Seleção Nacional de +50, no Mundial de equipas da passada semana, juntou-se Lourenço Santos Lima (20.º pré-designado) que superou com duplo 6-1 o espanhol Tito Tabuenca. Apesar de ser um dos mais credenciados em Mundiais – vice-campeão mundial de pares masculinos com António Moura (2023), bronze no Mundial em singulares também na Turquia -, o tenista, que este ano tem apostado nos pares mistos ao lado de Sofia Prazeres, número dois ITF, mantém a apenas “ter de ganhar o próximo ponto”, sem querer criar expectativas. Para chegar aos oitavos tem de levar a melhor sobre o norte-americano Sean Straley.
Luís Sousa Pinto, 19.º favorito, e outro dos elementos que jogou na Seleção na passada semana, também passou com celeridade o teste inicial, com duplo 6-0 sobre o turco Orkun Alp Usar. Gonçalo Almeida completou elenco do sucesso no escalão do meio século, após a longa maratona, leia-se parciais de 2-6, 7-5 e 6-2, que lhe permitiu cortar a meta à frente do sul-africano Rupert Bester. Sorte diferente teve José Rodrigues que cedeu duplo 2-6 a Frederik Krtistiansson.





Nos +55, Nuno Delfino, vice-campeão mundial de pares, abandonou o duelo com neerlandês Marc Duncker, 16.º favorito, quando estavam em vantagem (3-1). Dessa forma, não conseguiu juntar-se a Vasco Graça, capitão da Seleção de +55, que superiorizou-se ao neerlandês John Peters com os parciais de 6-2. 3-6 e 6-3.
Pode consultar todos os quadros e resultados do Mundial individual AQUI.
Fotos: FPT/Álvaro Isidoro e FPT/Beatriz Ruivo