A correria às inscrições, às compras no merchandising e sem poderem faltar as selfies de equipa com os courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor como pano de fundo, com os treinos a decorrer, marcaram a jornada matinal do Campeonato do Mundo de Veteranos de Equipas e Individuais dos escalões +50 e +55, que teve início este sábado.
Todavia, a jornada inaugural teve outros momentos altos e a reunião de capitães e respetivos sorteios da fase de grupos foi um deles, pois assinalou o arranque formal do campeonato com dúvidas tiradas com o supervisor Marco Romão, explicação do formato competitivo – dois singulares e um par em cada frente a frente do round robin – a ser aplicado pelos três recintos de prova, na medida que, apesar do Jamor ser a casa mãe, o Mundial de veteranos também vai passar pelo Club Internacional de Foot-ball (sede dos +55 masculinos) e pelo Clube Escola Ténis de Oeiras.





A competir no grupo D da Áustria Cup (+55), os comandados de Vasco Graça – além do capitão, Portugal estará representado por Nuno Delfino, Pedro Martins e Ricardo Martins – terão de medir forças com o Chile e Áustria.
Paula Falcão (capitã), Maria Alice Marques, Deolinda Duarte e Silke Buss são os rostos da Seleção Nacional feminina de +55 na Maureen Connolly Cup. O sorteio colocou-as no grupo E, a par da Espanha e da Dinamarca.
Na Maria Esther Bueno Cup, destinada às equipas femininas de +50, Dominika Gorecka (capitã), Sofia Prazeres, Bárbara Corte-Real e Susana Marques são cabeças de série no grupo G e vão ser postas à prova pela Austrália e a Estónia.


Henrique Assis representou Lourenço Santos Silva – um dos anteriores medalhados presentes -, Luís Sousa Pinto e André Mota na reunião de capitães, na qual o sorteio colocou Portugal no grupo E da Fred Perry Cup (+50) a par da Espanha e da Índia, vice-campeões do mundo no México em 2024.
Fotos: FPTÁlvaro Isidoro