Francisca Jorge bateu o recorde do melhor ranking de sempre de uma jogadora portuguesa na hierarquia mundial de pares. A vimaranense, que se tornara na primeira tenista lusa na elite das 100 melhores tenistas de pares quando atingiu a 99.ª posição, surge esta semana em 97.º, após subir cinco lugares.
Recorde-se que Francisca Jorge conquistou, este sábado, o sexto troféu da temporada na variante ao lado da irmã Matilde Jorge, com a qual bisou no WTA125 no Jamor, no W100 do CETO e, agora, no W75 de Zagreb. Número dois nacional em singulares e também em pares, Matilde subiu duas posições, é 102.ª mundial e está cada vez mais perto de se juntar à irmã quatro anos mais velha na elite dos pares.
Numa semana profícua para os portugueses nas duplas, Francisco Cabral também viu refletidos os pontos do segundo título da temporada ao lado do austríaco Lucas Miedler, primeiro no escalão ATP Challenger 175, neste caso em Bordéus, França. A conquista do terceiro troféu mais importante do currículo do portuense, de 28 anos – é detentor de dois títulos ATP, no Estoril Open e Gstaad, em 2022 -, compensou-o com o regresso ao top-50 (49.º) do ranking mundial de pares, no qual tem por melhor registo o 45.º posto.